Você está aqui: Página Inicial / Sobre a Câmara / Notícias / Psicólogos do município pleiteiam pela efetivação

Psicólogos do município pleiteiam pela efetivação

por Cristine Antonini publicado 24/04/2023 10h24, última modificação 24/04/2023 10h24

POR CHRISTINE ANTONINI

A Câmara de Montes Claros recebeu psicólogos e assistentes sociais que atuam nos centros de referências de assistência social (Cras) e em centro de referência de assistência social (Creas), para viabilizar a possibilidade de efetivação desses servidores. Os profissionais foram contratados há dez anos por meio de processo seletivo realizado pela Prefeitura.

O presidente da Câmara, vereador Junior Martins (Cidadania) destacou que além da efetivação da classe, outras demandas precisam ser resolvidas, como a regulamentação do pagamento da folha, como rege a legislação federal.

“A função desses profissionais é algo muito específico, pois criam laços com as famílias que muitas vezes são carentes. Não podemos deixar a classe desamparada e nem os usuários dessas instituições desamparados”, destacou o presidente.

A classe reivindica a efetivação daqueles que possuem mais de dez anos de serviço no município. A justificativa é que o trabalho feito por eles é contínuo e necessita que as pessoas criem confiança para que tenha sucesso.

O vice-prefeito de Montes Claros, Guilherme Guimarães, ouviu as demandas e informou que, no momento, isso não é possível. Ele citou alguns exemplos de efetivação de funcionários contratados, como foi o caso da Lei 100 (no Estado) em que vários servidores foram prejudicados posteriormente.

“É um grande risco fazermos isso e o Ministério Público ‘barrar’ a lei. Consultaremos o procurador-geral do município para ver alguma possibilidade, dando preferência aqueles que possuem mais tempo de serviço.

A reunião foi solicitada pelo vereador Edmilson Bispo (PSD), que fará um documento enumerando as necessidades da classe e posteriormente enviará ao Executivo para que busque alternativas para amparar estes profissionais.

Contatos:(38) 3690-5504 | 3690-5506 –ascom@montesclaros.mg.leg.br
Facebook www.facebook.com/camaramoc