Você está aqui: Página Inicial / Sobre a Câmara / Notícias / Parlamento Jovem Minas 2023 é lançado na Câmara

Parlamento Jovem Minas 2023 é lançado na Câmara

por Athur Jr publicado 04/04/2023 17h37, última modificação 04/04/2023 17h37

Por Arthur Amorim Jr.

Na tarde desta terça-feira (4), no plenário da Câmara Municipal, aconteceu o lançamento do Parlamento Jovem Minas 2023, que apresentou o tema “o jovem e o mercado de trabalho”. Neste ano, o projeto completa 14 anos de atividades legislativas ininterruptas, visando aproximar e trazer mais conhecimento político para os estudantes, mostrando na prática como funciona o poder Legislativo e os demais poderes.

O presidente da Casa, vereador Junior Martins (Cidadania) destacou a importância da integração dos jovens com o parlamento. “A nossa garantia é de que nos próximos dois anos, daremos todo suporte e apoio necessário para que este parlamento siga forte, objetivando o repasse de mais conhecimento. O tema deste ano, o jovem no mercado de trabalho é muito importante. Se todas as casas legislativas se preocupassem em investir e preparar os jovens, acredito que eles seriam mais conhecedores e aptos para enfrentar o competitivo mercado de trabalho.”

A vice-presidente da Casa, vereadora Maria Helena Lopes (MDB) assinalou sobre quem tem conhecimento, que pode participar para ajudar no repasse das informações. “O Parlamento jovem realiza um destacado trabalho educativo apresentando aos jovens como que é ser vereador e como é legislar em favor de uma determinada causa. A política é que pode melhorar e modificar situações. Se nós vamos lutar pelos jovens no mercado de trabalho, nada mais justo que todos estejam integrados. Os jovens tendo conhecimento do parlamento e nós, vereadores, tendo conhecimento das suas necessidades.”

A coordenadora regional do Parlamento Jovem Polo União Norte, Cristiane Alves Nunes, ressaltou que este lançamento representa 14 anos de parlamento jovem, na Câmara Municipal de Montes Claros, e nove anos do polo regional. “É um momento importante onde podemos encontrar e celebrar com os monitores, professores, supervisores, jovens e vereadores este projeto que acontecerá até agosto deste ano. O Parlamento Jovem é um projeto inovador que traz esperança, credibilidade e força para os jovens acreditarem no potencial que eles têm para construir uma sociedade justa, com igualdade e humanidade.”

A cientista social e monitora voluntária do Parlamento Jovem, Isa Pereira Dias, ministrou a palestra “o jovem e o mercado de trabalho”. Ela enfatizou que: “eu volto para o Parlamento Jovem com a missão de devolver tudo o que ele me deu enquanto cidadã para que eu possa contribuir e ajudar a mudar a realidade de cada um de vocês.”

PARLAMENTO JOVEM

O Parlamento Jovem de Minas é um programa de formação política destinado aos estudantes dos ensinos médio e superior, dos municípios mineiros, que cria para os jovens uma oportunidade de exercício de participação no Parlamento, como sociedade civil organizada.

O PJ é uma iniciativa da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), por meio da Escola do Legislativo, realizada em parceria com diversas câmaras municipais mineiras.

Nesta edição, participam as escolas estaduais Plínio Ribeiro (escola Normal), Professor Alcides Carvalho, Beato José de Anchieta, Dr. Carlos Albuquerque, Antônio Canela e Levi Durães

Contatos:(38) 3690-5504 | 3690-5506 –ascom@montesclaros.mg.leg.br
Facebook www.facebook.com/camaramoc