Você está aqui: Página Inicial / Sobre a Câmara / Notícias / O rock de André Águia embala o Câmara Play desta sexta-feira

O rock de André Águia embala o Câmara Play desta sexta-feira

por Jerusia Arruda publicado 24/03/2022 17h10, última modificação 24/03/2022 17h32

Por JERUSIA ARRUDA

O cantor e compositor André Águia é a atração do programa Câmara Play desta sexta-feira (25/03), na TV Câmara Montes Claros. O programa vai ao ar às 18h, com reprise no mesmo horário ao longo da semana.

A TV Câmara Montes Claros transmite no canal aberto digital 5.3 e também pode ser acessada pelo YouTube em:
www.youtube.com/tvcamaramontesclaros

O Especial André Águia reúne canções como ‘A flor do rio’, ‘Anjos aloprados’, ‘Boneco da guarita’, ‘Relampeia’, além de um tributo a Elthomar Santoro.

O Câmara Play faz parte da nova programação da TV Câmara e abre espaço para divulgar, discutir e fomentar quem produz, cria e movimenta a cena cultural de Montes Claros e região.

Sobre André Águia
Natural de Belém do Pará, André Luiz de Aguiar Coimbra se mudou ainda na infância para Minas Gerais, inicialmente para Porteirinha, na região norte do estado.

Filho de Mercedes, pianista, e Luís, compositor, aos 12 anos de idade já havia montado sua primeira banda de rock, ‘Carro Tanque’, e fez suas primeiras apresentações em público.

Sua próxima banda foi a ‘Zona Proibida’, já no final da década de 1980, e se apresentava em Montes Claros nos Festivais chamados de ‘Rock da Cidade’. O Zona ainda abriu shows importantes como o d‘Os Paralamas do Sucesso, e inclusive teve músicas tocadas nas rádios da região.

Em 1990, André se mudou para Belo Horizonte para iniciar carreira solo, adotando o nome de André Águia, codinome dado pelo parceiro e amigo Leo Lopes.

Na capital mineira, Águia se apresentou nos principais palcos, abriu shows de artistas como Beto Guedes, J Quest, Ira, Sideral, entre outros, fez turnês de norte a sul do estado e gravou suas primeiras canções – ‘Princípios’ e ‘Amor Só’.

Águia então dá um tempo na carreira solo e ingressa no projeto da banda ‘O Verso’, que inicia com o lançamento do álbum ‘Teto de Sol’, produzido por Marcelo Sussekind e Alexandre Lopes, com participação de Luís Guedes.

O álbum é destacado pela crítica especializada e a banda ganha destaque fazendo vários shows, inclusive no Rio e em São Paulo, e as músicas sendo executadas em emissoras de rádio de BH. O Verso lança, ainda, o single ‘Capa de Madeira’, produzido por André Cabelo.

Águia entra em um novo projeto, paralelo, e nasce a banda Ozorríveis, um grupo que reuniu integrantes das bandas O Verso e o Stoneheng. A banda ganha destaque na cena independente e se apresenta nos principais festivais da cidade como o Fit, Conexão, Circus, Sambatório Geral, Paco Pigale, Casa do Conde, e outros. Nos Orríveis, dividiu o palco com artistas como Maurício Tizumba, Alexandre Az, Vander Lee e Patrícia Ahmaral.

A banda lança, então, os singles ‘O Fino dos Orríveis’, ‘Segura o Samba’ e o álbum ‘Pessoas Ótimas’, que também teve uma versão em gibi. Águia grava a convite de Robertinho Brant o CD comemorativo do Clube da Esquina com a música ‘Maria Maria’. Em 2003, grava o single ‘Azul é o Futebol’, em homenagem ao Cruzeiro.

De volta a Montes Claros, retoma sua carreira solo. A reestreia vem com o single na ‘Beira do Caos’, produzido por André Cabelo, que teve boa divulgação nas rádios. Depois veio o projeto ‘Carnaval de um futuro real’, um álbum totalmente autoral que será relançado em breve.

Em seguida, grava em Santa Bárbara o CD e DVD ‘A Música do Novo Brasil’, com participações especiais de artistas norte-mineiros como Jukita Queiroz, Leo Lopes, Bete Antunes, Deborah Rosa e Warleyson Almeida .

Logo depois lança o clipe da música ‘Mariana ao Mar’, gravado em Bento Rodrigues, o single ‘Massa conectada’, junto com o clip, o single ‘Dispare’, e teve a música ‘Juazeiro’, de sua autoria, gravada por Rogério Delayon e Zeca Baleiro.

Atualmente, Águia desenvolve um trabalho com seus filhos, Lucas e Luíza, na banda ‘O ninho da Águia’, que prepara um lançamento ainda para 2022.

Contatos:(38) 3690-5504 | 3690-5506 –