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Município estuda a implantação de ciclovias e ciclofaixas no Plano Diretor

por Cristine Antonini publicado 30/09/2022 11h34, última modificação 30/09/2022 11h34

POR CHRISTINE ANTONINI

Na noite desta sexta-feira (29), a Câmara de Vereadores promoveu audiência pública para discutir a possibilidade de incluir ciclovias e ciclofaixas no Plano Diretor. O evento foi proposto pelo vereador Wilton Dias (PTB) e teve objetivo de apresentar projetos de mobilidade urbana a fim de proporcionar mais segurança para ciclistas e pedestres.

O Plano Diretor está em debate no município, no que tange aos aspectos físicos territoriais, elaborado pelo Poder Executivo Municipal, sob a responsabilidade técnica de um arquiteto urbanista com a participação de uma equipe interdisciplinar, em processo de planejamento participativo.

“Fomos procurados pela associação dos ciclistas para verificar junto ao município, quais são as propostas do Plano Diretor voltadas para mobilidade e segurança da classe. Sabemos que tudo será feito de acordo com a legislação e pela estrutura oferecida na cidade. Entretanto, também devemos pensar na segurança de todos”, enfatizou o vereador Wilton Dias.

Dados apresentados durante a audiência mostram que em Montes Claros existem 250 carros para cada mil habitantes e que, devido esse grande fluxo de veículos é necessário pensar em propostas de mobilidade urbana e segurança no trânsito. O engenheiro civil e especialista em engenharia de transportes, Narciso Ferreira dos Santos Neto, explicou que a frota do município tornou desproporcional para o tamanho da cidade.

“Infelizmente, no Plano Diretor, temos que priorizar o transporte motorizado. Sabemos da importância da prática ciclística, porém, o território que a cidade oferece é desproporcional. Temos alguns projetos com o Executivo para de qual forma podemos inserir as ciclovias no município. Uma das formas é arrecadar fundos voltados para a melhoria da mobilidade urbana, como por exemplo, usar parte do dinheiro arrecadado da ‘área azul’ – na cidade são 1800 vagas de área azul”, explicou o engenheiro.

O presidente da McTrans, José Wilson Guimarães, ressaltou que em Montes Claros existem aproximadamente 14 quilômetros de ciclovias – a mais moderna fica na avenida Vicente Guimarães. O presidente ainda afirmou que até o final da gestão Souto, mais 30 quilômetros de ciclofaixa e ciclovias serão implantados.

“Algumas avenidas já estão sendo projetadas para ciclofaixas. Contudo, no Centro de Montes Claros é praticamente impossível implantar, pois, as ruas são de dois corredores que cabem apenas um ônibus, até as calçadas existentes no local são estreitas”, ponderou o presidente.

Uma questão apresentada por Guilherme Guimarães, vice-prefeito e secretário de Infraestrutura, foi quanto a aceitação das ciclovias por parte dos lojistas. Segundo ele, a classe afirma que esse tipo de intervenção atrapalha o comércio e que chegaram a fazer uma abaixo-assinado para evitar a implantação.

“Temos que chegar em um acordo, pois existe essa divergência. Mesmo com esses conflitos estamos analisando os projetos para atender a todos, buscando soluções viáveis”, pontuou o vice-prefeito.

PROPOSTAS DOS CICLISTAS

O presidente da Associação dos Ciclistas de Montes Claros (Aciclomoc), Sérgio Costa, pontuou que a bicicleta não é apenas esporte e lazer, é um meio de transporte que gera economia e renda. “A bicicleta foi criada para transporte. Inúmeras pessoas utilizam ela como meio de locomoção para ir ao trabalho ou estudar. Além disso, a adoção do ciclismo tornou-se um meio de geração de renda e que já é utilizada mundialmente. Estamos abrindo mão de movimentar a economia, melhoria na qualidade de vida e redução de poluentes”, destacou o presidente.

Arquiteto e adepto ao ciclismo, Ramon Guimarães, apresentou um projeto de urbanização e mobilidade urbana para Montes Claros. Ele ainda destacou que mais que implantar deve-se educar à população quanto ao uso correto.

“Temos que repensar nos sistemas de transporte, pois, a população está crescendo e nossa cidade ainda não tem a estrutura adequada. Acredito que se as pessoas conhecerem nossa cidade pedalando e caminhando teriam outra visão de como ela funciona urbanamente. A ideia é que se comece com pequenas intervenções”, afirmou.

 

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