Você está aqui: Página Inicial / Sobre a Câmara / Notícias / Magistrados são homenageados pelo legislativo montes-clarense

Magistrados são homenageados pelo legislativo montes-clarense

por Cristine Antonini publicado 25/03/2022 10h43, última modificação 25/03/2022 10h43

POR CHRISTINE ANTONINI

Na noite desta quinta-feira, 25/3, a Câmara de Vereadores prestou homenagem, com o Título de Cidadão Benemérito, a três membros do magistrado montes-clarense: os juízes Richardson Xavier Brant e Evandro Cangussu e ao desembargador do Tribunal de Justiça de Minas Gerais Lailson Braga Baeta. As honrarias foram de iniciativa do vereador Wilton Dias (PTB) e dos ex-vereadores Cláudio Prates e Rosemberg dos Anjos Medeiros.

A primeira homenagem, de iniciativa do então vereador Cláudio Prates, foi para Evandro Cangussu Melo, juiz há 17 anos. Ele que também é formado em administração, possui especialidade em direito processual civil, empresarial, criminal e execução de penas. Cangussu incentivou a criação da Apac onde atuou como corregedor da instituição e dos presídios; quando estava à frente do Fórum de Montes Claros iniciou os trabalhos para construção de uma nova sede no bairro Ibituruna, conquista de anos de dedicação. A vereadora Maria Helena Lopes (MDB) representou Prates durante a sessão e ressaltou o trabalho do magistrado.

“É uma honra ter a oportunidade de entregar o Título de Cidadão Benemérito a esse homem que contribui para uma sociedade mais justa e igualitária. Evandro é um juiz simples que carrega com si a responsabilidade de fazer a justiça de forma imparcial”, destacou Maria Helena.

Há quase 18 anos atuando como juiz, Richardson Brant recebeu o título através do vereador Wilton Dias. O juiz já atuou como promotor de Justiça no Ministério Público do Estado de Minas Gerais tendo exercido a função de juiz eleitoral. Na área administrativa, o magistrado investiu em educação sendo sócio fundador das Faculdades Santo Agostinho de Montes Claros, atual AFYA.

“Não tenho dúvida de estar diante de um cidadão que merece todas as honras. Richardson possui uma brilhante atuação na magistratura, já que é imensa sua folha de serviços prestados à sociedade. De lá pra cá, nos tornamos amigos, e tenho por ele uma grande admiração e profunda gratidão”, ressaltou Wilton, que também se pronunciou em nome do ex-vereador Rosemberg dos Anjos Medeiros ao homenagear o desembargador Lailson Baeta.

Baeta exerceu a judicatura na comarca de Montes Claros, onde atuou na quarta Vara Cível e na segunda Vara de Fazenda Pública e Falência. Também foi Juiz nas comarcas de Itaguara e São

Francisco, respondendo por diversas comarcas do interior do estado. Atualmente, Lailson Baeta é desembargador na décima sétima Câmara Cível do Tribunal de Justiça de Minas Gerais.

“Esta sessão especial é uma oportunidade para registrar o reconhecimento e o agradecimento do povo de Montes Claros, através desta Casa Legislativa, pela importante contribuição desses três cidadãos para o desenvolvimento, principalmente social e humano, do nosso município e do nosso estado”, finalizou Wilton.

OS HOMENAGEADOS

O juiz Evandro Cangussu foi um dos incentivadores a ampliar o Fórum e modernizar os processos por meio da digitalização dos processos. “Creio que o mérito dessa grata homenagem é fruto dos trabalhos desta Casa Legislativa e de todos colegas do Fórum. Foi uma surpresa quando recebi a notícia que seria agraciado com o Título de Cidadão Benemérito de Montes Claros. Agradeço à minha mãe, esposa, filhos e colegas do magistrado que juntos possamos fazer mais por nossa sociedade”, pontuou Cangussu.

Além de juiz, Richardson Brant é professor, o que para ele a missão de ensinar é o quão importante é fazer Justiça. “Essa homenagem é gratificante, entretanto, vale ressaltar que não fiz mais que minha obrigação perante a Justiça. Sempre gostei de atuar como magistrado, porém, a profissão de professor é uma das mais genuínas, pois temos a missão de ensinar. Venho de uma família de educadores, em que minha mãe também era professora e vê-la ensinando com tanto amor, despertou essa paixão pelas salas de aula”, agradeceu Brant, que ainda enfatizou a importância da educação para o desenvolvimento do senso crítico cidadão.

O desembargador Lailson Baeta pontuou os trabalhos realizados pelo Fórum de Montes Claros, bem como do Ministério Público e da Defensoria Pública. Baeta foi um dos responsáveis pela criação do Fórum montes-clarense, bem como a fundação das varas da Família e Fazenda e do juizado especial.

Estiveram presentes os deputados estaduais Gil Pereira (PSD) e Arlen Santiago (PTB), prefeitos de diversas cidades, membros do magistrado, Ministério Público e Defensoria, representantes de entidades de classe e da Polícia Militar.

Contatos:(38) 3690-5504 | 3690-5506 –