Você está aqui: Página Inicial / Sobre a Câmara / Notícias / Lançada em Montes Claros a Campanha da Fraternidade 2021

Lançada em Montes Claros a Campanha da Fraternidade 2021

por Fernanda publicado 18/02/2021 12h45, última modificação 18/02/2021 12h54

Por Jerusia Arruda/Luzia Chagas

A Câmara Municipal de Montes Claros promoveu, nesta quinta - feira (18/02), reunião especial para lançamento da Campanha da Fraternidade 2021. A reunião contou com a participação dos parlamentares, do prefeito Humberto Souto (remotamente), do arcebispo metropolitano Dom João Justino, dos padres Genivaldo Lopes (vigário episcopal para ação pastoral), Jair Pereira (vigário episcopal para a ação social) e Pedro (paróquia Nossa Senhora de Fátima) e de Wellington Fernandes, representante da rede Evangélica de Promoção Social do Norte de Minas e Vale do Jequitinhonha.

A reunião foi proposta pelo Primeiro Secretário da Câmara, vereador Soter Magno (PSD), e abre solenemente a Campanha da Fraternidade em Montes Claros. “A escolha da Casa legislativa para o lançamento da campanha fortalece a sintonia da igreja cristã com a educação cidadã e com o compromisso de criar pontes e estabelecer laços, especialmente quando se trata da defesa da vida e do bem comum”, destaca o vereador.

A Campanha da Fraternidade 2021 tem como tema: ‘Fraternidade e diálogo: compromisso de amor’, e o lema: ‘Cristo é a nossa paz: do que era dividido fez uma unidade’, trecho da Carta de Paulo à Igreja de Éfeso e, para o presidente da Câmara, vereador Cláudio Rodrigues (Cidadania), são um oportuno convite. “O tema e o lema da Campanha nos convidam a refletir sobre a união e a fraternidade, justamente nesse momento crítico em que vivemos, devido à pandemia, e que exige de nós mais tolerância, solidariedade e esperança”, avalia.

Em seu pronunciamento, o representante da rede evangélica, Wellington Fernandes, apresentou os projetos realizados em parcerias com as igrejas. “A união e o diálogo são muito importantes para apoio e proteção, especialmente dos mais necessitados”.

O prefeito Humberto Souto destacou a importância do tema nos dias atuais. "O que falta em nosso país é o diálogo. Precisamos fortalecer nossos laços, ter solidariedade com as pessoas, principalmente nestes tempos em que estamos vivendo''.

Para o arcebispo Dom João Justino, lançar a campanha ecumênica na Câmara Municipal tem um valioso significado. "Esta Casa tem um chamado especial para o diálogo. Temos vereadores de partidos e visões diferentes, mas que buscam e lutam pelo mesmo ideal. Somente com o diálogo entre todos será possível o crescimento e avanço de nossa cidade”, destacou.

Ainda em seu pronunciamento, o arcebispo agradeceu pela oportunidade e pela participação dos parlamentares, destacando o comprometimento nesta união.

Ao encerrar a reunião o presidente Cláudio Rodrigues explicou que desde 1947, quando a Câmara Municipal de Montes Claros realizava sua primeira sessão ordinária, após dez anos fechada, o trabalho dos vereadores vem contribuindo para manter as bases institucionais da sociedade, em coerência com o passado de lutas e conquistas do Município. “Os vereadores eleitos para representar a população têm a elevada missão de promover o bem geral dos munícipes, e nesses 74 anos, o Plenário desta Casa se tornou palco de discussão e de votação de projetos que visam, sobretudo, promover a cidadania, a garantia de direitos e a qualidade de vida para os cidadãos montes-clarenses”, ressaltou.

Para o vereador, sediar o lançamento da Campanha da Fraternidade é uma forma de reafirmar esse compromisso. “A Câmara Municipal de Montes Claros, a Casa do Povo, tem a honra de sediar o lançamento de tão importante iniciativa, e reforçar esse convite da Igreja Cristã, para que estabeleçamos pontes em vez de muros, para que todos possamos caminhar juntos nessa luta em defesa da vida e do bem comum, reafirmando o compromisso que a nossa Câmara assumiu perante a sociedade. Como Presidente desta Casa, é uma honra lançar oficialmente, em Montes Claros, a Campanha da Fraternidade 2021”, conclui.

Veja mais fotos do evento

Contatos: (38) 3690-5506 – ascom@montesclaros.mg.leg.br
Facebook: www.facebook.com/camaramoc