Você está aqui: Página Inicial / Sobre a Câmara / Notícias / Iniciada a campanha da fraternidade 2022

Iniciada a campanha da fraternidade 2022

por Cristine Antonini publicado 03/03/2022 11h15, última modificação 03/03/2022 11h15

POR CHRISTINE ANTONINI

A Câmara de Montes Claros sediou nesta quinta-feira, 03/3, a abertura da Campanha da Fraternidade 2022, que neste ano tem como tema ‘Fraternidade e Educação’ e o lema ‘Fala com sabedoria, ensina com amor’. O evento foi de iniciativa do presidente da Casa, vereador Cláudio Rodrigues.

A Campanha da Fraternidade nasceu por iniciativa de Dom Eugênio de Araújo Sales, em Nísia Floresta, Arquidiocese de Natal (RN), como expressão da caridade e da solidariedade em favor da dignidade da pessoa humana, dos filhos e filhas de Deus. Segundo o padre Genivaldo Lopes Soares, que também é pároco da Igreja Menino Jesus de Praga, a escolha do tema é determinada pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil, em comum acordo com as demais igrejas, em relação aos assuntos com mais relevância perante a sociedade.

“É importante o tema da campanha da fraternidade deste ano devido o que a educação vem enfrentando com a pandemia do novo coronavírus, no qual, muitas crianças e professores tiveram que se reinventar para o novo formato de aula. O assunto também é um pedido do Papa Francisco, através do pacto educacional, que é uma forma de poder formar uma pessoa humanizada”, afirmou o padre Genivaldo.

Esse é o segundo ano consecutivo que a Câmara de Montes Claros sedia a campanha da fraternidade. O presidente da Casa, vereador Cláudio Rodrigues (Cidadania) ressaltou que é uma iniciativa que exige de todos uma postura colaborativa e de diálogo, seja em relação às ações realizadas pelo poder público, seja às iniciativas da sociedade civil, através das organizações e pastorais sociais ligadas à Arquidiocese de Montes Claros.

Também esteve presente o deputado estadual Gil Pereira (PP), que enfatizou sobre a educação ser a base de tudo, pois é o meio para criação do ser humano. “Sob a liderança da Igreja conseguiremos fortalecer nossa sociedade e entregar para o mundo crianças de bem e adultos no segmento correto”, disse.

O vice-prefeito de Montes Claros, Guilherme Guimarães destacou que a campanha da fraternidade traz o debate e a reflexão dos problemas diários, seja no âmbito do saneamento, saúde e agora na área da educação. “A educação é a ferramenta para a mudança da cultura, é através dela que temos a liberdade do conhecimento, da leitura, do saber escolher”, pontuou.

As ações e atividades da Campanha serão realizadas durante o período quaresmal, visando a construção de uma sociedade mais cuidadosa e atenta, e consciente de que todas as pessoas são educandos e educadores.

___________________________________________