Você está aqui: Página Inicial / Sobre a Câmara / Notícias / Gabinetes dos vereadores da Câmara de Montes Claros passam a funcionar em novo endereço

por Cristine Antonini publicado 06/08/2021 13h38, última modificação 06/08/2021 13h38

POR CHRISTINE ANTONINI

A Câmara Municipal de Montes Claros iniciou nesta sexta-feira, 6, um novo marco para a história do legislativo. Além de parcerias firmadas com instituições públicas da cidade para a produção de conteúdos para a TV Câmara, foram entregues as chaves de 13 gabinetes que estavam na antiga sede, e que agora com a conclusão da quinta etapa do prédio, passam a funcionar na rua Urbino Viana n°600 na Vila Guilhermina.

Nesse novo ciclo, uma das prioridades desta legislatura é ampliar o acesso à informação e dar mais transparência aos atos legislativos através da TV Câmara, canal digital 5.3. Com parcerias firmadas com instituições públicas, como a Unimontes, o Instituto Federal do Norte de Minas Gerais (INFMG), Samu e Polícia Militar, será possível o desenvolvimento, produção e editoração de programas e peças audiovisuais para composição     de        programação da TV Câmara.

“Nesta Legislatura, temos unido esforços para promover mais acesso à informação e conferir mais transparência aos atos legislativos. Assinar o termo de cooperação com as instituições parceiras aqui presentes, às quais agradeço de forma muito especial, é um modo de ampliar nosso canal de comunicação com o cidadão, através da TV Câmara”, enfatizou o presidente.

Através de parceria firmada com a Unimontes será possível a digitalização do acevo de todos os documentos da Câmara desde 1947, e na oportunidade será produzido um livro com a história do legislativo montes-clarense. Outro projeto futuro é a transferência do Arquivo Público Municipal para o Centro Histórico – lá a população terá acesso digitalizado dos documentos sem a necessidade de tocar em papéis que possuem um marco histórico.

Diversas autoridades prestigiariam o evento. O deputado estadual Gil Pereira (PSD) lembrou dos marcos conquistados durante o período em que foi vereador em Montes Claros e que o próximo compromisso com o município é a construção do anel rodoviário Sul. O deputado estadual Carlos Pimenta (PDT) ressaltou que foi um dos vereadores que ajudou a elaborar a Lei Orgânica Municipal, um importante feito para a administração pública transparente. Para o deputado federal Marcelo Freitas (PSL), a transferência total da Câmara para sede própria representa a independência do Poder Legislativo.

“A autonomia dos poderes é fundamental para um trabalho limpo e transparente. Entretanto, essa separação deve ser somente física, pois, o diálogo deve sempre ser mantido para conseguirmos o progresso que tanto sonhamos”, destacou Freitas.

5°ETAPA

Com rampas, salas e elevadores adaptados, a nova sede dispõe de espaço adequado para receber a população e dar acesso para quem tem mobilidade reduzida, além de possibilitar mais conforto e segurança para os vereadores e suas equipes de trabalho.

Em 2021, o vereador Cláudio Rodrigues assumiu a presidência da Mesa Diretora (2021-2022) e priorizou a continuidade da obra. A meta do legislativo é finalizar, até o próximo ano, a sexta e última etapa da obra, que consiste na conclusão do quarto andar, onde funcionará toda a parte administrativa da Câmara. Também está no planejamento a instalação de painéis para captação de energia solar e de sistemas inteligentes para reaproveitamento e economia de água.

O prefeito Humberto Souto (Cidadania) destacou que o Poder Legislativo precisava de um local próprio para atender as demandas da população.

“O novo prédio é amplo, adaptado, oferecendo conforto para o povo e os trabalhadores. São vocês (vereadores) que me ajudarão a construir Montes Claros”, finalizou.

CÂMARA EM AÇÃO

Outra novidade do meio de comunicação da Câmara foi o lançamento do informativo “Câmara em Ação” que trouxe o balanço dos trabalhos realizados pelos parlamentares durante os seis primeiros meses de mandato. Nos próximos meses, o informativo será entregue à população em formato de PDF e divulgado nas plataformas digitais da Câmara.

Contatos:(38) 3690-5504  | 3690-5506 – ascom@montesclaros.mg.leg.br
Facebook: www.facebook.com/camaramoc