Você está aqui: Página Inicial / Sobre a Câmara / Notícias / Em sessão virtual, Câmara entrega principal honraria do município

Em sessão virtual, Câmara entrega principal honraria do município

por Jerusia Arruda publicado 18/03/2021 19h50, última modificação 30/03/2021 10h01
Em sessão virtual, Câmara entrega principal honraria do município

Familiares, convidados e público em geral participaram da sessão pela rede de comunicação da Câmara, em cumprimento às medidas preventivas recomendadas pelos órgãos de saúde, devido à pandemia

Por JERUSIA ARRUDA

O sociólogo e Secretário Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável de Montes Claros, Paulo de Faria Ribeiro, foi condecorado nesta quinta-feira (18/03) com a Medalha Ivan José Lopes de Honra Montes Claros, a mais importante honraria do Município.

A medalha foi entregue pelo presidente da Câmara Municipal, vereador Cláudio Rodrigues, na residência do homenageado, com participação dos familiares, convidados e público em geral apenas pela rede de comunicação da Câmara, em cumprimento às medidas preventivas recomendadas pelos órgãos de saúde, devido à pandemia.

A Medalha é entregue anualmente, e a proposta da homenagem a Paulo Ribeiro é de autoria da Mesa Diretora da Legislatura anterior, composta pelos vereadores Marcos Nem (presidente), Soter Magno (vice-presidente), Maria Helena (1ª secretária) e Daniel Dias (2º secretário), subscrita pelos demais parlamentares.

Durante a sessão de homenagem, o vereador Cláudio Rodrigues disse que a outorga da Medalha é sempre é um ato de dupla honra. “Primeiro, por levar o nome do Dr. Ivan José Lopes, ex-presidente da Câmara, pela relevante participação na construção da história não apenas do Legislativo municipal, mas de Montes Claros. E essa homenagem a ele se renova a cada outorga da Medalha. Segundo, por sempre homenagear cidadãos que realmente contribuíram com relevantes serviços para o nosso Município”, justifica.

O presidente destacou que a homenagem a Paulo Ribeiro é ainda mais especial. “Tenho tripla honra em proceder a entrega da Medalha ao cidadão Paulo Ribeiro. Tripla porque, além da grande contribuição do homenageado para o desenvolvimento da nossa cidade, ele é o quarto membro da família Ribeiro a também receber tal honraria: seu pai, Mário Ribeiro, foi condecorado com a Medalha em 1998; sua mãe, D. Jacy Ribeiro, em 1982; e seu tio, Darcy Ribeiro, em 1991”, lembra.

Cláudio Rodrigues também destacou que a história da família Ribeiro se confunde com a própria história de Montes Claros. “O Município sempre contou com os relevantes serviços prestados pela família Ribeiro, que contribuiu para o desenvolvimento não só da cidade, mas do País. E por diversas vezes, o Legislativo municipal rendeu justas homenagens a esses cidadãos tão ilustres”.

O deputado estadual Gil Pereira destacou a importância do trabalho de Paulo Ribeiro nesta geração. “Tive a honra de ser, enquanto vereador, o autor da mesma homenagem para Darcy Ribeiro e D. Jacy Ribeiro. Paulinho segue os passos e a tradição da família no serviço exemplar prestado aos cidadãos montes-clarenses. Parabéns, Paulinho! Parabéns vereadores! Vocês registram para a história o relevante e inovador legado de quem tem marcado a sua atuação como um grande homem público”, felicitou o deputado.

O prefeito de Montes Claros, Humberto Souto disse Paulo Ribeiro tem vocação natural de servir. “Isso é o que distingue os homens, pessoas que pensam com uma largueza maior, com um sentimento de grandeza maior, que enxergam muito além do próprio interesse, e pensam na sociedade como uma família, cujo trabalho dedicado nos ajuda a chegar a dias melhores”, destacou.

Ao receber a Medalha, Paulo Ribeiro ressaltou que receber a maior honraria da cidade é uma grande responsabilidade, uma alegria imensa e até uma certa vaidade. “Mas, reservo-me o direito de tomar como norte a responsabilidade amorosa que tem me movido como montes-clarense e a partir dela que quero seguir em frente”.

Paulo Ribeiro destacou que ser de Montes Claros o torna diferente de tudo. “Acredito que somos únicos. Cresci vendo potência em tudo o que era daqui. Cresci com orgulho por ser daqui. E foi com esse sentimento, de orgulho e de gratidão, que pautei a minha caminhada, observando a travessia de outras pessoas que me inspiraram e inspiram ainda hoje”.

O homenageado finalizou agradecendo a oportunidade de ser Secretário de Meio Ambiente, pela segunda vez. “Ao prefeito Humberto Souto, obrigado pela confiança e, penso, pela coragem de me dar a liberdade e autonomia de implementar uma política que reconhece a pauta ambiental na centralidade do direito à cidade, ao bem viver. Divido essa honraria com todos aqueles que, junto comigo, escreveram um novo capítulo na história de nossa cidade e compartilho com cada um de vocês a tarefa de fazer da nossa cidade o melhor lugar do mundo para se viver”.

Ao encerrar a sessão, o presidente Cláudio Rodrigues disse que apesar desse período crítico, devido à pandemia, e das inúmeras restrições sanitárias decorrentes dela, entregar a Medalha a Paulo Ribeiro é motivo de gratidão para o Legislativo municipal. “Que Deus abençoe com saúde e paz a você e a toda família Ribeiro”, concluiu.

Sobre Paulo Ribeiro
Paulo de F. Ribeiro é sociólogo, nasceu em Montes Claros em 29/06/59, filho de Mário Ribeiro da Silveira e Maria Jacy de Oliveira Ribeiro. Foi presidente do Diretório Estudantil de Montes Claros (1979-1980); assistente do professor Darcy Ribeiro na vice-governadoria do Estado do Rio de Janeiro (1981-1987); assessorou o professor Darcy Ribeiro no Programa Mineiro de Desenvolvimento Social, em Belo Horizonte (1987); trabalhou na Superintendência de Desenvolvimento do Norte de Minas em Montes Claros - Sudenor (1988-1990); assessorou o professor Darcy Ribeiro no Senado Federal (1990 a 1994); e presidiu a TV Minas (1995) e TV Brasil (em 1996).

Em 1998, assumiu a presidência da Companhia de Habitação do estado de Minas Gerais – Cohab/MG e, em 1999, criou a Opinião em Movimento, empresa de consultoria. De 2005 a 2007, foi secretário municipal de Meio Ambiente em Montes Claros.

Em 2005, criou a Expedição Caminhos dos Geraes e articulou a criação do Parque Estadual da Lapa Grande. Em 2008, assumiu o comando da Secretaria Municipal de Comunicação e Articulação Institucional de Montes Claros. De 2008 a 2017, foi presidente da Fundação Darcy Ribeiro.

Em 2017 torna-se, novamente, secretário municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, cargo que ocupa até hoje.

Homenagens da Câmara à família Ribeiro
Em 2006, a Câmara Municipal de Montes Claros homenageou Paulo Ribeiro com o Título de Cidadão Benemérito.
 
Em 2007, Paulo Ribeiro recebeu a Placa de Prata “Alferes José Lopes de Carvalho”, como superintendente da Fundação Darcy Ribeiro, Instituição Cultural de pesquisa e desenvolvimento científico criada por Darcy Ribeiro com o objetivo de manter seus pensamentos vivos e defender seus ideais.

Ainda em 2007, o sociólogo recebeu a Medalha de Mérito Ecológico “José Gonçalves Ulhôa”, como reconhecimento pelos relevantes serviços prestados à nossa cidade e região.

O pai de Paulo Ribeiro, Dr. Mário Ribeiro da Silveira, que foi vereador na Legislatura 1959-1962; vice-prefeito de 1983 a 1988, e prefeito de 1989 a 1992 recebeu da Câmara de Montes Claros o Título de Cidadão Benemérito (Resolução nº 559, de 30/06/1987, de autoria de João Hamilton Silveira); a Medalha de Honra Ivan José Lopes (Resolução nº 09, de 02/06/1998, de autoria de Geraldo Correa Machado Filho); a Sala das Sessões da Câmara (plenário) recebeu o nome de “Dr. Mário Ribeiro da Silveira” (Lei nº 2.805, de 27/12/1999);e o Shopping Popular de Montes Claros recebeu o nome de “Mário Ribeiro da Silveira” (Lei nº 2.871, de 06/11/2000).

A mãe de Paulo Ribeiro, Maria Jacy de Oliveira Ribeiro, recebeu da Câmara a Medalha de Honra Ivan José Lopes (Resolução nº 81, de 16/06/1982, de autoria do vereador Gilberto Wagner Martins Pereira); e o Título de Cidadã Benemérita (Resolução nº 45, de 26/09/1991, de autoria da vereadora Marlene Tavares Cardoso).

Já o seu tio, Darcy Ribeiro, foi homenageado pela Câmara com o Título de Cidadão Benemérito (Resolução nº 304, de 08/05/1979, de autoria do vereador Augusto José Vieira Neto); Medalha de Honra Ivan José Lopes (Resolução nº 22, de 11/06/1991, de autoria do vereador Gilberto Wagner Martins Pereira); instituição da Medalha de Mérito Internacional, com o nome de “Professor Darcy Ribeiro” (Resolução nº 33 de 01/06/2006, de autoria de Athos Mameluque Mota), além da edição da Lei nº 2.620, de 17/08/1998, de autoria de Eurípedes Xavier Souto, que denomina a Rua “Professor Darcy Ribeiro” no bairro Edgar Pereira.

Confira o vídeo da sessão de homenagem: https://bit.ly/3ts0ukG

 

_____________________________________________________

Câmara Municipal de Montes Claros
Assessoria de Comunicação Social
Contatos: (38) 3690-5506 – ascom@montesclaros.mg.leg.br
Facebook: www.facebook.com/camaramoc
Twitter: https://twitter.com/camaramoc
Instagram: www.instagram.com/camaramoc
https://montesclaros.mg.leg.br

Mídias Sociais

Facebook   Youtube  Esta imagem é referenciada nos conteúdos do portal.

Pesquisar no BuscaLeg
Logotipo do BuscaLeg - Buscador Legislativo