Você está aqui: Página Inicial / Sobre a Câmara / Notícias / EcoRodovias apresenta projeto de duplicação da BR-135 à Câmara de Montes Claros

EcoRodovias apresenta projeto de duplicação da BR-135 à Câmara de Montes Claros

por Cristine Antonini publicado 17/11/2021 09h25, última modificação 17/11/2021 17h36
EcoRodovias apresenta projeto de duplicação da BR-135 à Câmara de Montes Claros

Vereadores cobram informações sobre o projeto e buscam soluções para as dificuldades vivenciadas pelas comunidades do entorno da via

POR JERUSIA ARRUDA

Vereadores de Montes Claros se reuniram, na tarde desta terça-feira (16), com o superintendente da EcoRodovias/Eco135, Marcelo Bevilaqua, para conhecer o projeto de duplicação da BR-135 e de construção do Anel Rodoviário Norte.

O presidente da Câmara, vereador Cláudio Rodrigues, explica que a reunião foi motivada pelas muitas demandas apresentadas por moradores das comunidades do entorno da BR-135, que estão com dificuldades para acessar as comunidades rurais do município e, também para transpor a via. “Sabemos que as obras de duplicação são importantes, mas é preciso que elas aconteçam em harmonia com a população que vive em seu entorno, que precisa ser informada e orientada previamente sobre as alterações nos acessos, e também para a transposição da via, garantindo, assim, a segurança e evitando acidentes”, justifica o presidente.

Em sua palestra, o superintendente Marcelo Bevilaqua explicou que além da duplicação, o contrato da Ecovia com o Governo do Estado prevê obras de recuperação, pavimentação e sinalização, implantação de cinco bases de atendimento aos usuários e seis praças de pedágio na BR-135.
Segundo o superintendente, serão 136 km de duplicação, nos trechos entre Curvelo-Corinto e Montes Claros-Bocaiuva, e 80 km de acostamento. “Estamos trabalhando com um cronograma, mas sem perder de vista o compromisso de garantir a segurança e fluidez para os usuários da rodovia e munícipes”, ressalta.

Demandas
A vereadora Graça da Casa do Motor explicou que centenas de moradores estão reclamando da dificuldade para sair das comunidades rurais em direção à sede do município. “Com as obras da via, moradores das comunidades de Antônio Olinto, Borá, Lagoinha, Parque Verde, Quintas da Serra, Gameleira, jardim Europa, Mocambinho, Pacuí, Planalto Rural, Santa Rita, entre outras, estão percorrendo uma distância de mais de quatro quilômetros para chegar à cidade. Sabemos que é necessário, para resguardar a segurança, mas é preciso pensar em alternativas que facilitem esse trajeto”, sugere.

Outro ponto apontado pelo vereadores foi a dificuldade para sair da BR-135 e entrar na via de acesso às comunidades. “Após o retorno, o trecho é um declive acentuado, com trânsito de veículos pesados, em alta velocidade, sem espaço para desaceleração do veículo que vai entrar na via de acesso. O risco de acidentes é muito grande”, pontua o vereador Marcos Nem.

Já o vereador Rodrigo Cadeirante destaca a necessidade de construção de áreas de escape nos trechos de declive acentuado, que posam ser utilizados por veículos pesados. “É muito pouco o que a Eco135 está fazendo em relação ao que está arrecadando. O pedágio tem alto custo, faltam alternativas de segurança para os usuários, como passarelas, espaço para transposição da via e áreas de escapes para os veículos pesados, e também faltam informação e orientação para o usuário”.

Alternativas
Entre as alternativas para superar as dificuldades, os vereadores sugeriram a recuperação de um acesso pela Vila Sion, para facilitar o translado e proporcionar mais segurança para os moradores das comunidades rurais. “O ideal seria estabelecer uma parceria entre o município e a Eco135 para acelerar essa obra”, observa a vereadora Graça da Casa do Motor.

Como houve uma alteração no projeto, o vice-prefeito de Montes Claros, Guilherme Augusto Guimarães, sugeriu que no novo traçado as passarelas sejam instaladas em locais próximos aos acessos às comunidades, para facilitar o translado de estudantes e dos moradores em geral.

Encaminhamento
Ao final da reunião, o superintendente se comprometeu em retornar à Câmara para apresentar o novo traçado que está em análise no Departamento de Edificações e Estradas de Rodagem de Minas Gerais (DER-MG).

Também participaram da reunião os coordenadores da Ecovia, Ana Gabriela Abreu (Comunicação) e Altair José Estrada Junior (Jurídico).
__________________________________

Contatos:(38) 3690-5504 | 3690-5506 – ascom@montesclaros.mg.leg.br