Você está aqui: Página Inicial / Sobre a Câmara / Notícias / Diretor-geral da 11° região de Polícia Penal recebe título de cidadão honorário

Diretor-geral da 11° região de Polícia Penal recebe título de cidadão honorário

por Cristine Antonini publicado 27/03/2023 10h37, última modificação 27/03/2023 10h37
Diretor-geral da 11° região de Polícia Penal recebe título de cidadão honorário

A homenagem foi de iniciativa do vereador Wilton Dias

POR CHRISTINE ANTONINI

Na última sexta-feira (24), a Câmara de Montes Claros realizou sessão especial para entrega de Título de Cidadão Honorário ao diretor da 11° região de Polícia Penal, Antônio José Costa Neto. A homenagem foi de iniciativa do segundo-secretário da Casa, vereador Wilton Dias (PTB) e contou com a participação de representantes do Exército, polícias Militar e Civil e lideranças da segurança pública.

Antônio José Costa Neto é natural de Poções (BA) e veio para Montes Claros em 2009 para tomar posse como Agente de Segurança Penitenciário. Desde 2019 exerce a função de Diretor da Décima Primeira Região de Polícia Penal.

“Baiano como é conhecido é um montes-clarense de coração e essa homenagem é reflexo do reconhecimento desta Casa e gratidão pelo trabalho desenvolvido em prol da segurança pública na nossa cidade e todo Norte de Minas. Nosso homenageado trouxe na sua bagagem sonhos e coragem para lutar por uma sociedade melhor, fazendo história aqui e por isso, hoje colhe frutos”, enfatizou o vereador Wilton Dias.

O policial penal, Antônio Neto, é responsável por coordenar 14 penitenciárias da região, incluindo a de Francisco Sá, a única de segurança máxima da região. O chefe do 11º Departamento de Polícia Civil, Jurandir Rodrigues, destacou os avanços da Polícia Penal desde a gestão de Baiano, com o aprimoramento da custódia dos encarcerados. Para o delegado, a parceria entre os dois órgãos é fundamental para manter a sociedade em segurança.

O diretor-geral do Presídio Alvorada, Eduardo do Santos Silva, pontuou que com o comando do homenageado, houve evolução no serviço que os policiais penais desempenham dentro do âmbito do trabalho.

“Estamos sempre na busca de aprimorar técnicas oferecendo melhor qualidade de trabalho para nossos irmãos de farda e para aqueles que somos responsáveis em monitorar e manter a integridade”, pontuou o diretor.

Já o diretor-geral de Operações Especiais, Renato Rabelo, disse que a gestão de Antônio Neto se destaca em relação aos outros presídios de Minas Gerais.

O HOMENAGEADO

Durante a trajetória como policial penal, Antônio José Costa Neto (Baiano) foi diretor administrativo da Penitenciária de Segurança Máxima de Francisco Sá (2012-2013), depois no mesmo presídio assumiu a direção (2013-2015. Em 2016 foi diretor adjunto do presídio de Bocaíuva e em 2018 assumiu a direção-geral em Manga, retornando para Francisco Sá como diretor-geral de 2019 a 2021. Em 2021 tornou-se diretor regional da 11° Polícia Penal.

“Essa homenagem representa mais uma etapa da minha vida. A 11° região é a maior de Minas Gerais em relação a tamanho territorial e mesmo assim estamos conseguindo fazer um serviço de excelência em toda região. O título que recebo quero chamar de ‘nosso’, pois, é graças aos esforços de todos que conseguimos exatidão no nosso trabalho. As conquistas nunca são individuais, existem grupos de serviço, pessoas empenhadas e capacitadas para lidarem com as mais diversas adversidades. A Polícia Penal evoluiu com o aprimoramento de técnicas e reconhecimento do nosso trabalho perante a sociedade. Grandes são os desafios, mas, maiores são os nossos propósitos”, finalizou o homenageado.

Contatos:(38) 3690-5504 | 3690-5506 –ascom@montesclaros.mg.leg.br
Facebook www.facebook.com/camaramoc