Você está aqui: Página Inicial / Sobre a Câmara / Notícias / Dia do Aeromodelista passa a fazer parte do calendário de eventos de Montes Claros

por Athur Jr publicado 19/07/2022 14h40, última modificação 25/07/2022 14h10
A data comemorada no dia 20 de julho, foi instituída a partir de Projeto de Lei do presidente da Câmara

ARTHUR AMORIM JR.

Em todo país, a data de 20 de julho se comemora o Dia do Aeromodelista. Em Montes Claros, a partir do Projeto de Lei nº 67/2022, de autoria do vereador Cláudio Rodrigues, o Dia Municipal do Aeromodelista está instituído no calendário de eventos de Montes Claros, a partir da Lei 5.468, de 11 de julho de 2022, sancionada pelo prefeito Humberto Souto.

Além da divulgação do aeromodelismo em Montes Claros, o Dia Municipal do Aeromodelista tem o cunho educativo e de despertar o interesse pela prática deste esporte.

A prática do aeromodelismo iniciou em meados dos anos 50, na época se usava voo circular a cabo. Nesta época, o esporte era praticado na cidade pelos Aeromodelistas José Luiz, Diógenes Vasconcelos, Zeca Guedes, Israel, Carlos Alberto Rocha, dentre outros.

Na década de 1970, Zeca Guedes, José e Dr. Iran Rego já fabricavam seus próprios modelos. Para voar, utilizavam uma pista do lado esquerdo do aeroporto e também o campo do Cassimiro.

Em 1986, por fim, foi aberta uma pista oficial criando o clube/associação HobbyMoc, dando liga neste esporte que a cada dia ganha mais adeptos.

Hoje já são mais de 200 praticantes do aeromodelismo aqui em Montes Claros, e em reconhecimento a este esporte e hobby, a partir de agora, o dia 20 de julho passa a ser o Dia Municipal do Aeromodelista, o mesmo dia que nasceu o Pai Da Aviação, o mineiro Santos Dumont.

Câmara Municipal de Montes Claros-MG
Telefone: (38)3690-5504 / 5506