Você está aqui: Página Inicial / Sobre a Câmara / Notícias / CRO busca apoio da Câmara para incluir dentistas no grupo prioritário de vacinação

por Fernanda publicado 05/03/2021 09h55, última modificação 05/03/2021 09h58

Por Jerusia Arruda

Representantes do Conselho Regional de Odontologia (CRO-MG) se reuniram com o presidente da Câmara Municipal de Montes Claros, vereador Cláudio Rodrigues e o vereador Valdecy Contador, buscando apoio do legislativo municipal para que a classe odontológica seja incluída no plano municipal de imunização contra a Covid-19.

De acordo com o presidente do CRO-MG, Raphael Mota, o grupo prioritário de vacinação incluiu os dentistas que atuam na rede pública de saúde, mas os demais, que atendem em clínicas e consultórios particulares, ainda não foram imunizados. “Isso nos preocupa muito, porque o dentista tem maior potencial de contágio do coronavírus”, alerta.

O presidente explica que o contingente a ser vacinado são cerca de 1800 profissionais, entre dentistas, técnicos em higiene dental (THD) e auxiliares de consultório. “Estamos alinhando um mapeamento dos profissionais que já foram vacinados e os profissionais da linha frente que ainda faltam vacinar, para traçarmos uma estratégia de planejamento de imunização, junto com a Secretaria Municipal de Saúde de Montes Claros. Inclusive, queremos colocar a estrutura do Conselho à disposição da Secretaria, para que, se for o caso, possa realizar a imunização desses profissionais em nossa sede”, completa Raphael Mota.

Ao final da reunião, os vereadores sugeriram que o CRO encaminhe uma proposta à Câmara Municipal, formalizando a solicitação. “Junto com esta proposta, enviaremos um requerimento ao Executivo municipal solicitando a inclusão da classe odontológica no grupo prioritário de vacinação”, afiançou o presidente da Câmara, vereador Cláudio Rodrigues.

O vereador Valdecy Contador destacou que a vacinação dos dentistas deve ser tratada como prioridade. “O município avançou na imunização das pessoas incluídas no primeiro grupo prioritário e é importante que os dentistas e auxiliares sejam incluídos no próximo lote de vacinas, garantindo mais segurança no trabalho desses profissionais que estão tão vulneráveis ao contágio.

Também participaram da reunião, representando o CRO, Raimundo Nonato (delegado), Thiago César Lima e Maurício Alves Andrade (Câmara de Ética), e Walter Antônio Ferreira (subdelegado);

Guilherme Gonçalves, coordenador de Saúde Bucal, representando a Secretaria Municipal de Saúde de Montes Claros; e Fernando Silveira, representando os profissionais da rede odontológica privada.

_______________________________

Contatos: (38) 3690-5506 – ascom@montesclaros.mg.leg.br