Você está aqui: Página Inicial / Sobre a Câmara / Notícias / Coordenadores do PJ União Norte se reúnem para elaborar regulamento

Coordenadores do PJ União Norte se reúnem para elaborar regulamento

por Athur Jr publicado 17/04/2023 13h50, última modificação 17/04/2023 16h27

Por Selma Gonçalves

Representantes da Escola do Legislativo de cinco dos seis municípios que compõem o Polo Norte, estiveram na manhã desta segunda-feira (17), na Câmara de Vereadores de Montes Claros para uma visita técnica. O objetivo foi consolidar informações e orientações, melhorar a interlocução entre os coordenadores do polo, operacionalizar e fortalecer o Parlamento Jovem na região além de elaborar e aprovar o regulamento do PJ.

Sete municípios fazem parte do Polo Norte que passou a se chamar União Norte: Bonito de Minas, Janaúba, Montes Claros (coordenação regional),Ubaí, Miravânia, Luislândia além de Joaquim Felício e Bonito de Minas que aderiram ao projeto este ano e pela primeira vez vão desenvolver ações voltadas a educação política de jovens estudantes.

A presidente da Câmara de Vereadores de Bonito de Minas, vereadora Joelma Magalhães, destacou a importância da participação dos jovens no Parlamento Jovem: ‘É uma forma de trazer o jovem para a política que está em tudo que fazemos, além de trabalhar os jovens para a inserção no mercado de trabalho, uma vez que o tema deste ano do PJ é “O jovem e o mercado de trabalho”, destacou Joelma.

Marcela Muriel Ferreira é assessora de comunicação da Câmara Municipal de Joaquim Felício e coordenadora do PJ, falou da satisfação dos jovens que aderiram ao projeto: “Importante eles estarem no meio da realidade que vivemos. Estar no meio da política é fundamental porque eles não são apenas o futuro, são o presente na sociedade. Vamos trabalhar com eles de uma forma coletiva e democrática para fazer com que eles aprendam cada dia mais”, destacou Marcela.

Sobre a elaboração e aprovação do regulamento, os participantes lembraram que já é uma forma de fazer política, já que todas as ideias discutidas têm o principal objetivo o bem comum.

Para a coordenadora de projetos da Escola do Legislativo Cristiane Nunes os encontros dos coordenadores do parlamento Jovem são oportunidades valiosas “fazemos contatos há um tempo, mas sem encontrarmos todos e aqui vamos alinhar os objetivos, fortalecer nosso grupo para expandir, com consistência, o projeto”, comentou Cristiane

Sobre a Escola do Legislativo
A Escola do Legislativo da Assembleia de Minas tem por objetivo contribuir para a formação técnica e política de agentes públicos e da sociedade em geral. A Escola tem ações voltadas para deputados, vereadores, servidores da ALMG e de câmaras municipais mineiras, lideranças comunitárias, entidades e cidadãos interessados em aprofundar conhecimentos sobre política e Poder Legislativo. Além de atividades presenciais, a Escola do Legislativo também conta com mais um meio efetivo de construir e difundir a educação legislativa: a Educação a Distância.

Sobre o Parlamento Jovem
O Parlamento Jovem de Minas é um projeto de formação política em âmbito estadual destinado a estudantes dos ensinos médio e superior dos municípios mineiros. Oferece aos jovens uma oportunidade de conhecer melhor a política e os instrumentos de participação no Poder Legislativo municipal e estadual. Realizado desde 2004, em parceria com a Escola do Legislativo da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) e a PUC Minas, por meio do Instituto de Ciências Sociais (ICS) e da Pró-Reitoria de Extensão (Proex), o projeto aborda a cada ano um tema de relevância social e do interesse dos jovens, a ser trabalhado por meio de diversas atividades de estudo, debates e deliberação. Ao final, são apresentadas sugestões que podem ser acolhidas pelas comissões municipal e estadual de Participação Popular e apresentadas na forma de projetos de lei e outras proposições.

________________________________________

Contatos:(38) 3690-5504 | 3690-5506 –ascom@montesclaros.mg.leg.br