Você está aqui: Página Inicial / Sobre a Câmara / Notícias / Comissão da Câmara recebe grupo de enfrentamento à violência contra a mulher

Comissão da Câmara recebe grupo de enfrentamento à violência contra a mulher

por Cristine Antonini publicado 25/10/2021 13h04, última modificação 25/10/2021 13h04

POR CHRISTINE ANTONINI

A Comissão da Mulher da Câmara de Montes Claros recebeu nesta segunda-feira, 25, a Rede de Enfrentamento de Violência contra as Mulheres, para conhecer as demandas do núcleo e de qual forma o Poder Legislativo pode contribuir para o combate a violência.

A Rede de Enfrentamento contra a Mulher atua em Montes Claros e busca meios para legalizar (registrar) juridicamente de forma que possa buscar recursos junto com os órgãos públicos para o amparo de mulheres vítimas de violência, principalmente a doméstica.

A presidente da Comissão da Mulher, vereadora Maria Helena Lopes (MDB) explicou que a Comissão da Mulher foi criada para participar da construção de políticas públicas para que em conjunto contribua para redução dos índices de violência e amparar as vítimas.

A coordenadora da rede Thereza Raquel Corrêa, esclareceu que o objetivo do trabalho é fortalecer as ações já exercidas para que elas cheguem até as comunidades rurais, podendo atender todas as mulheres. Citou que uma das nossas demandas é criar um fluxo de atendimento de escuta especializada voltada para crianças por estas também serem vítimas.

A rede de apoio conta com a participação de diversos órgãos, entre eles, a Polícia Militar, Ministério Público e Defensoria da Mulher. Segundo a tenente Mônica, a Polícia Militar está em um processo de implantação de banco de dados.

“Estamos coletando e analisando dados, para que possamos traçar o mapa da violência doméstica dentro de Montes Claros. A partir daí, vamos trabalhar na capacitação dos militares que estarão à frente dessas ocorrências. Nosso objetivo é quebrar o ciclo da violência”, pontuou a tenente.

Segundo a presidente da Comissão da Mulher, vereadora Maria Helena Lopes (MDB), a constituição da comissão foi para que o Poder Público possa participar de debates e criar políticas voltadas para o tema. Sempre na busca de combater a violência contra a mulher e amparar as vítimas.

A vice-presidente da Comissão da Mulher, vereadora Iara Pimentel (PT), que coordenou a reunião, encerrou o evento colocando à disposição para a criação de projetos voltados para a causa e no auxílio para que a Rede de Apoio possa conseguir os meios para ser oficializada.

Contatos:(38) 3690-5504 | 3690-5506 – ascom@montesclaros.mg.leg.br