Você está aqui: Página Inicial / Sobre a Câmara / Notícias / Centenário de João Valle Maurício é comemorado na Câmara de Vereadores

Centenário de João Valle Maurício é comemorado na Câmara de Vereadores

por Cristine Antonini publicado 29/04/2022 10h05, última modificação 29/04/2022 10h02

POR CHRISTINE ANTONINI

A Câmara Municipal de Montes Claros promoveu, na noite desta quinta-feira (28), sessão de homenagem para celebrar o centenário do saudoso João Valle Maurício. O evento foi de iniciativa do presidente da Casa, vereador Cláudio Rodrigues (Rede) e contou com familiares e amigos do médico que faleceu em 2000.

João Valle Maurício formou-se em Medicina pela UFMG, em 1946. Na política foi presidente do Partido Republicano, vereador e presidente da Câmara Municipal, no período de 31 de janeiro de 1959 a 31 de janeiro de 1963. Dentre as realizações de seu governo, pode-se destacar: a implantação da Companhia de Água e Esgoto de Montes Claros, a linha de transmissão de energia elétrica de Três Marias, a ampliação da rede escolar, urbana e rural, a implantação do Conservatório de Música Lorenzo Fernandez, e a instalação do Distrito Sanitário do Departamento Nacional de Endemias Rurais, transformado posteriormente na Sucam.

O proponente da homenagem, vereador Cláudio Rodrigues, ressaltou que a trajetória do médico continua inspirando o povo montes-clarense, ressignificando a palavra progresso, e impulsionando em direção a um mundo de novas oportunidades, de compreensão e de solidariedade.

Ao celebrarmos o aniversário de 100 anos, vamos nos lembrar da sua caminhada em direção à educação e oportunidades iguais; da sua paixão pela medicina; do seu amor pela pelas artes, pela música, pela literatura, pelo futebol, do grande amor por nossa terra e por nossa”, enfatizou o vereador.

Durante o evento, professores e alunos da Escola Municipal Dr. João Valle Maurício recitaram poemas do autor que leva o nome do educandário. Amiga da família Maurício, Maria Luísa Meira Araújo, destacou os feitos do montes-clarense que tanto contribuiu para o desenvolvimento da cidade.

João Valle é um dos homens que transformou Montes Claros, prova disso são os benefícios para nossa cidade. Ele era dono de uma simpatia, alegria e um ótimo contador de histórias”, disse.

O deputado estadual Carlos Pimenta (PDT) participou do centenário e lembrou da época que João Valle foi seu professor no curso de medicina. “João Valle Maurício foi em busca do tratamento da doença de chagas, e, é um dos precursores na luta do tratamento do câncer de colo de útero. Celebramos um homem simples, porém com uma elegância única”, pontuou o deputado.

SOBRE O HOMENAGEADO

Como cidadão envolvido nas ações sociais e esportivas do município, foi diretor de Prontocor, hoje Prontosocor, do Rotary Cclube, diretor do Pentáurea Clube, e presidente da Associação Atlético Cassimiro de Abreu.

Também foi fazendeiro, chacreireiro, fabricante e consumidor da boa pinga maluquinha. Apaixonado por serenata, criou o grupo de seresta “lágrimas ao luar”. Foi poeta, improvisador, contador de causos, cronista e contista, com publicação de várias obras.

Contatos:(38) 3690-5504 | 3690-5506 –