Você está aqui: Página Inicial / Sobre a Câmara / Notícias / Câmara reforça campanha Setembro Amarelo de prevenção ao suicídio

Câmara reforça campanha Setembro Amarelo de prevenção ao suicídio

por Jerusia Arruda publicado 08/09/2021 15h45, última modificação 09/09/2021 07h31
No Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio, Associação Brasileira de Psiquiatria destaca que o apoio da sociedade é fundamental na prevenção desta emergência médica, que pode ser evitada

Por JERUSIA ARRUDA

Desde 2014, é realizada no Brasil a campanha “Setembro Amarelo”, tendo como objetivo principal diminuir os índices de suicídio no país. A campanha é uma iniciativa da Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP) em parceria com o Conselho Federal de Medicina (CFM), e se estende por todo o mês de setembro, sendo 10 de setembro - Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio -, a data principal da campanha.

Conforme dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), são registrados anualmente aproximadamente um milhão de casos de óbitos por suicídio em todo o mundo, o que que significa uma morte por suicídio a cada 40 segundos. Ainda segundo a OMS, uma pessoa atenta contra a própria vida a cada três segundos.

No Brasil, de acordo com a Associação Brasileira de Psiquiatria, os casos passam de 13 mil por ano, podendo esse número ser bem maior, em decorrência das subnotificações. Ainda conforme a ABP, cerca de 96,8% dos casos de suicídio estão relacionados a transtornos mentais, como depressão, transtorno bipolar e abuso de substâncias.

O presidente da ABP, Antônio Geraldo da Silva, explica que durante a campanha Setembro Amarelo a associação prepara diversas ações de conscientização sobre o tema. “As ações são realizadas durante todo o ano, mas em setembro concentramos nossos esforços na prevenção efetiva”, completa.

O presidente também destaca que o apoio da sociedade é fundamental. “Precisamos orientar e conscientizar a sociedade sobre a prevenção do suicídio, que é uma emergência médica que pode ser evitada através do tratamento adequado do transtorno mental de base, mas para isso é preciso informar corretamente e de forma responsável. Apenas dessa forma, conseguiremos diminuir os números, que são alarmantes”.

Com intuito de fortalecer a campanha no município, a Câmara de Montes Claros aprovou a Lei nº 5.076/2018, instituindo o Dia Municipal de Prevenção ao Suicídio no calendário oficial de Montes Claros.

A Lei, sancionada pelo prefeito, é uma iniciativa do vereador Wilton Dias (PTB) e regulamenta a realização da campanha Setembro Amarelo no município. “A lei foi criada para estimular e disseminar o debate sobre saúde mental e ampliar a discussão sob o ponto de vista social e educacional, mas para isso é importante contar com o apoio do executivo, de entidades e órgãos públicos, universidades, organizações não-governamentais e demais instituições, de forma que possamos realmente contribuir para a redução dos casos de suicídios”, ressalta o vereador.

Além de definir as atividades a serem realizadas durante a campanha, a lei também institui a “Caminhada Anual pela Vida”, marcando o encerramento da programação.

Mais informações sobre a campanha Setembro Amarelo podem ser obtidas no link: https://www.setembroamarelo.com/

Contatos:(38) 3690-5504 | 3690-5506 – ascom@montesclaros.mg.leg.br