Você está aqui: Página Inicial / Sobre a Câmara / Notícias / Câmara solicita construção de rampas de acesso

Câmara solicita construção de rampas de acesso

por Cristine Antonini publicado 07/02/2023 11h44, última modificação 07/02/2023 11h44

POR CHRISTINE ANTONINI

Durante a sessão ordinária desta terça-feira (7), da Câmara de Montes Claros, 11 requerimentos foram aprovados. Entre eles, o de n°3/2023, de iniciativa do vereador Edmilson Bispo (PSD), para que sejam construídas rampas de acesso para pessoas com deficiência ou com mobilidades reduzidas, nos locais que recentemente receberam pavimentação asfáltica. O vereador também reivindica a padronização das calçadas de acordo com a legislação de mobilidade urbana.

“Além disso, existem calçadas fora do padrão e precisamos pensar na população com necessidade de locomoção”, defendeu o parlamentar.

Outro requerimento aprovado, de autoria do vereador Cláudio Rodrigues (Rede), solicita informações sobre o andamento da construção de uma escola que beneficiará os alunos dos bairros Residencial Sul, Rio do Cedro e Vila Castelo Branco. Segundo o parlamentar, a obra está parada há meses sendo necessária a continuidade da conclusão da escola, uma vez que as aulas iniciam na próxima semana.

A vereadora Ceci Protetora (PP), enviou ofício ao Executivo, pedindo para que todo cidadão possa descartar entulhos no Centro de Apoio Simplificado ao Carroceiro (Cascos). A parlamentar justificou que a cidade está enfrentando grandes desafios em relação ao descarte de lixos e entulhos, o que ajuda a proliferação de animais peçonhentos, como o mosquito Aedes Aegypti causador da dengue, chikungunya e zika. “É necessário que o município apresente alternativas para mitigar os problemas. Para tanto, disponibilizar esses centros à população no geral, contribuindo na prevenção da saúde da população e na limpeza da cidade”, defendeu a vereadora.

Pela segunda vez consecutiva, o vereador Valdecy Contador (Cidadania), deu entrada em requerimento solicitando o serviço de recapeamento asfáltico na avenida Osmani Barbosa, no bairro Planalto – a avenida é uma das principais que dá acesso ao Distrito Industrial e ao bairro JK. O vereador Odair Ferreira (SD) solicitou que seja encaminhado ofício ao prefeito Humberto Souto, solicitando o serviço de drenagem na avenida Antônio Ferreira de Oliveira no bairro Belvedere, próximo ao campo de futebol. O vereador Igor Dias (União Brasil) pediu que seja instalado academia ao ar livre, na praça da Igreja Católica, no bairro Santa Lúcia.

ANTEPROJETO

O vereador Edson Cabeleireiro (PV) enviou ao Executivo, anteprojeto para que seja criado “Programa Municipal de Enfrentamento ao Feminicídio, voltado à prevenção e ao combate ao feminicídio, extremo da violência contra as mulheres”. Segundo o vereador, um dos objetivos da proposta é reduzir a violência e promover o fortalecimento e a articulação da rede de enfrentamento e atendimento às mulheres em situação de violência.

ZONA RURAL

O vereador Elair Gomes (MDB) reivindicou reforma na estrada da comunidade de Campos Elísios. Mais uma vez, a vereadora Graça da Casa do Motor (União Brasil), solicitou que o município disponibiliza ajuda de custo no deslocamento dos agentes comunitários de saúde (ACS) e
agentes de endemias que atuam na zona rural. “A área que estes profissionais cobrem é muita extensa, uma casa fica muito distante das outras, o que impede de fazer o percurso a pé. Para fazer o serviço utilizam transporte próprio, como motos, pois, só dessa maneira conseguem cobrir toda área rural, visitando todos os moradores, e sem o transporte dificultaria de cobrir toda área”, enfatizou a parlamentar.

EDUCAÇÃO

Os vereadores Daniel Dias (PCdoB) e Professora Iara Pimentel (PT) deram entrada em requerimentos que visam a valorização da educação em Montes Claros. O primeiro de iniciativa do parlamentar Daniel, enviou ofício solicitando que o Executivo elabore projeto de lei concedendo reajuste salarial para todas as categorias de servidores públicos (efetivos, contratados e também os comissionados). Já a vereadora Iara solicitou anteprojeto que dispõe sobre o plano de carreira do Sistema Municipal de Ensino de Montes Claros.

PROJETOS APROVADOS

Dois projetos foram aprovados na sessão ordinária desta terça-feira (07). Para buscar o fortalecimento e incentivar o esporte, foi aprovado, de autoria do vereador Valdecy Contador (Cidadania), título declaratório de Utilidade Pública à Liga Mineira de Futebol. O segundo projeto aprovado, de autoria do vereador Edmilson Bispo (PSD), concede Título de Cidadão Benemérito ao Ministro das Minas e Energia, Alexandre Silveira.

Contatos:(38) 3690-5504 | 3690-5506 –ascom@montesclaros.mg.leg.br
Facebook www.facebook.com/camaramoc