Você está aqui: Página Inicial / Sobre a Câmara / Notícias / Câmara será homenageada com a Medalha Alferes Tiradentes

Câmara será homenageada com a Medalha Alferes Tiradentes

por Fernanda publicado 08/06/2021 10h30, última modificação 08/06/2021 11h02
Câmara será homenageada com a Medalha Alferes Tiradentes

Principal comenda outorgada pela Polícia Militar de Minas Gerais, a entrega da Medalha está marcada para o dia 22 de junho

Por JERUSIA ARRUDA

Nesta quarta-feira (09/06), a Polícia Militar de Minas Gerais está comemorando 246 anos. No transcurso das comemorações, a corporação irá homenagear a Câmara Municipal de Montes Claros com a Medalha Alferes Tiradentes, comenda concedida a autoridades civis e militares mineiras que se destacaram por sua atuação junto à sociedade. A outorga da homenagem, em Montes Claros, está marcada para o dia 22 de junho.

O coronel Wanderlúcio Ferraz dos Santos, comandante da 11ª Região da Polícia Militar, explica que a Medalha Alferes Tiradentes se constitui na principal comenda da corporação, e tem o objetivo de distinguir e homenagear personalidades e instituições que prestam relevantes serviços à Polícia Militar e à sociedade. “A medalha é uma reverência ao protomártir da Independência do Brasil e foi inspirada na significação histórica de Joaquim José da Silva Xavier, o Tiradentes. O valor e o exemplo de nítido amor deste herói à Pátria transcendem as fronteiras do tempo. E ao representar os interesses da população perante o poder público, zelar e vigiar pela correta aplicação dos recursos e das leis, a Câmara Municipal tornou-se merecedora dessa honraria, e queremos demonstrar gratidão e respeito ao trabalho e atuação dos 23 vereadores-guerreiros que a compõem”, justifica.

O presidente, vereador Cláudio Rodrigues (Cidadania), destaca que ao longo desses anos a Câmara Municipal de Montes Claros e a corporação militar, através da 11ª RPM, vêm, juntas, escrevendo importantes capítulos da história de Montes Claros e de todo o Norte de Minas. “Nesses anos, a Casa Legislativa contou com vários integrantes da Polícia Militar que se destacaram no trabalho parlamentar, com projetos de lei que contribuíram e continuam contribuindo para o desenvolvimento do Município, especialmente nas áreas social e de segurança pública”, relata.

O presidente ressalta que o reconhecimento da atuação da Polícia Militar também foi eternizado em várias homenagens rendidas pela Câmara Municipal de Montes Claros à corporação e seus integrantes, dentre as quais destacamos a Placa de Prata “Alferes José Lopes de Carvalho” concedida à Polícia Militar do Estado de Minas Gerais, no ano 2000, e à Banda de Música do 10º Batalhão de Polícia Militar de Minas Gerais, em 2005.

Temos muitos motivos para comemorar esses 246 anos de atuação da Polícia Militar. E, certamente, o principal deles, é a certeza de podermos contar com o trabalho dedicado, competente e aguerrido dos militares para manutenção da ordem, segurança e bem-estar dos cidadãos norte-mineiros. Agradecemos pela honrosa homenagem e parabenizamos”, reconhece.

Sobre a Medalha Alferes Tiradentes

A Medalha Alferes Tiradentes foi instituída pelo Decreto Estadual nº 29.774 de julho de 1989, e é outorgada anualmente durante as solenidades de aniversário de fundação da Polícia Militar. O nome da Medalha é uma homenagem ao patrono da PM de Minas Gerais, Tiradentes, herói da Inconfidência Mineira, e que serviu no Regimento Regular de Cavalaria de Minas, com o cargo de Alferes.

____________________________________________________

Contatos: (38) 3690-5506 – ascom@montesclaros.mg.leg.br