Você está aqui: Página Inicial / Sobre a Câmara / Notícias / Câmara se mobiliza em prol do patrimônio cultural de Montes Claros

Câmara se mobiliza em prol do patrimônio cultural de Montes Claros

por Cristine Antonini publicado 13/09/2021 10h10, última modificação 13/09/2021 11h46
A agenda especial, iniciada em 17 de agosto, Dia Nacional do Patrimônio Histórico, foi concluída nesta sexta-feira, com uma reunião no Instituto Histórico e Geográfico

Por JERUSIA ARRUDA

Em agosto, a Câmara Municipal de Montes Claros iniciou uma frente de trabalho em prol do patrimônio cultural de Montes Claros. A agenda, iniciada em 17 de agosto, Dia Nacional do Patrimônio Histórico, foi concluída na sexta-feira (10/09), com uma reunião no Instituto Histórico e Geográfico de Montes Claros.

A reunião contou com a participação dos diretores do Instituto, Wanderlino Arruda, Dário Cotrim e Coronel Lázaro; do presidente da Câmara, vereador Cláudio Rodrigues; do vice-prefeito, Guilherme Augusto Guimarães; do reitor da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes), Professor Antonio Alvimar Souza; e da diretora de Eventos da Secretaria Municipal de Cultura, Júnia Veloso.

Uma das premissas da nossa gestão, é promover a integração das instituições públicas e de outras câmaras legislativas, visando promover o desenvolvimento de Montes Claros e de toda a região. Para isso, estamos firmando parcerias e mobilizando a sociedade pela realização de vários projetos. Essa agenda no Instituto Histórico faz parte de uma mobilização que conta com a participação de várias frentes, com a proposta de valorizar e preservar as tradições culturais do nosso município”, explica Cláudio Rodrigues.

Durante o encontro, foram elencadas e debatidas algumas prioridades relativas ao patrimônio histórico. O Vice-prefeito Guilherme Guimarães Oliveira destacou que a prefeitura de Montes Claros entende que qualquer desenvolvimento precisa ser integral, tanto nos aspectos urbanos, quanto nos aspectos históricos e culturais, e tem feito todos os investimentos possíveis para que se garanta pelo menos aquilo que seja o fundamental para a cidade. “Mas a gente sabe que pode ser feito muito mais ainda, com a colaboração de todos, e o Instituto Histórico e Geográfico tem um papel fundamental”, completa.

Em resposta às demandas apresentadas na reunião, o vice-prefeito assegurou que será realizado um estudo para reforma do telhado da sede do Instituto e instalação de iluminação noturna na Igrejinha dos Morrinhos. “A prefeitura continuará investindo na sua história, porque isso é um dos nossos maiores bens. Já estamos concluindo a reforma da Praça da Matriz e do Casarão dos Telles, e a reforma no telhado da sede do instituto é importante e deve ser feita. Essa ideia nova, que surgiu aqui, de criar na Igrejinha dos Morrinhos uma nova obra de arte com a iluminação, demonstrando à população que ali continua sendo espaço importante a ser preservado, a prefeitura vê com bons olhos, entretanto, é preciso avaliar custos, viabilidade e sobretudo, se o pessoal do Patrimônio Histórico vê essa possibilidade”.

Patrimônio Cultural

O Instituto Histórico e Geográfico de Montes Claros foi fundado em 26 de dezembro de 2006, autorizado pelo Instituto Histórico e Geográfico de Minas Gerais. “Funcionamos durante muito tempo no Centro Cultural Hermes de Paula, mudando, então, para o que era chamada de ‘a pensão de Dona Geny’, na realidade, o sobrado de Dulce Sarmento, que é uma construção de mais de 160 anos. Realizar essa reunião em nossa sede é uma oportunidade de realmente conhecer e reconhecer o trabalho do nosso Instituto”, avalia Wanderlino Arruda, primeiro presidente do IHG.

Para o reitor da Unimontes, Professor Antonio Alvimar Souza, a reunião se configura como uma oportunidade de reflexão sobre a importância do patrimônio histórico de Montes Claros. “Estamos exatamente nesse lugar importante, que é o Corredor Cultural, que tem numa ponta o Museu Regional da Universidade Estadual de Montes Claros e na outra ponta o Instituto Histórico e Geográfico de Montes Claros. Nesta reunião, reforçamos exatamente a importância que tem a Universidade nessa grande colaboração, que é oferecer, primeiro, suporte, através do Museu, através da nossa biblioteca, através dos cursos - de restauro, de preservação -, e contribuir para a preservação do patrimônio histórico de Montes Claros”.

O reitor também anunciou que a Unimontes está preparando para o próximo ano diversas comemorações. “Dentre elas, o centenário de João Valle Maurício, nosso primeiro reitor, e também as comemorações de 60 anos de história da Universidade, desde a Fundação Norte-Mineira de Ensino Superior. A Unimontes tem esse desejo de colaborar, de fazer essa grande parceria, de contribuir para que a nossa região seja uma região forte, que valorize de fato sua história. Então, é um momento muito importante para todos nós”, concluiu.

Agenda cultural

A pauta da agenda cultural realizada pela Câmara também incluiu o pedido ao Executivo municipal de registro das Festas de Agosto como Patrimônio Cultural de Natureza Imaterial de Montes Claros; a homenagem especial a João Pimenta dos Santos – o Mestre Zanza - com a Placa de Prata Alferes José Lopes de Carvalho; e a realização da Exposição “Festas de Agosto”, que reuniu obras de nove artistas, em homenagem os  grupos de Catopês, Marujos e Caboclinhos e seus santos de devoção.

A iniciativa foi tão bem aceita pelos parlamentares, artistas e representantes do setor cultural que a Casa Legislativa aprovou um Projeto de Resolução denominando o hall da Câmara Municipal de Montes Claros de “Galeria Konstantin Christoff”.

___________________________________________
Contatos:(38) 3690-5504 | 3690-5506 – ascom@montesclaros.mg.leg.br