Você está aqui: Página Inicial / Sobre a Câmara / Notícias / Câmara reivindica terreno para o Mesa Brasil

Câmara reivindica terreno para o Mesa Brasil

por Athur Jr publicado 28/03/2023 13h30, última modificação 28/03/2023 13h34

Por Arthur Amorim Jr.

A sessão ordinária desta terça-feira (28), na Câmara Municipal, foi de pauta cheia, com a aprovação de 16 requerimentos. Destaque para o pedido da vice-presidente da Casa, vereadora Maria Helena Lopes (MDB) que solicita do executivo a doação de um terreno para a construção de um galpão para abrigar a área administrativa e os produtos do programa Mesa Brasil, conforme demanda do Conselho Regional do Sesc de Minas Gerais.

A vereadora Maria Helena explicou que o local para implantação da unidade, conforme o projeto arquitetônico, é necessário um espaço de 1,5 a 2 mil m², dos quais, 364 m² que se destinam à área administrativa e 300 m² para armazenamento de alimentos. O Mesa Brasil atua ao lado de parceiros, como centrais de distribuição e abastecimento de alimentos, feiras livres, redes atacadistas e varejistas, e indústria alimentícia que doam excedentes de produção ou produtos fora dos padrões de comercialização, mas em condições seguras para o consumo.

INTERNET

A realização de estudo para aquisição de equipamento Colibri, mouse de cabeça que possibilita a pessoa com deficiência severa usar computador, telefone e tablet apenas com piscar dos olhos e pouquíssimo movimento de cabeça, foi a solicitação apresentada pelo vereador Rodrigo cadeirante (Rede).

O pedido do vereador Cláudio Rodrigues (Rede) foi pelo retorno do Projeto Onda Verde internet gratuita nas praças e parques municipais.

INFRAESTRUTURA

No setor de infraestrutura urbana, a vereadora Graças da Casa do Motor (União Brasil) solicitou o envio de uma equipe para a recuperação das estradas na Comunidade de Campos Elíseos.

A reforma e revitalização da Praça do bairro São Geraldo II, incluindo a instalação de bancos, plantio de grama e demais serviços de embelezamento, e a reforma das estradas das regiões de Morro Vermelho e Claraval, foram os pedidos apresentados pelo vereador Rodrigo Cadeirante.

Um estudo por parte da MCTrans de viabilidade para implantação de uma sinalização semafórica na rua Januária, esquina com a rua João Pinheiro, foi o requerimento apresentado pelo vereador Wilton Dias (PTB).

A instalação de playgrounds nas praças Madre Olmira Lacerda França, no bairro Delfino Magalhães; Zilda Arns, no bairro Santo Antônio; na rua Curitiba, no bairro Delfino Magalhães; na Rua JK, no bairro Belvedere, foi o pedido do vereador Odair Ferreira (SD).

O pedido do vereador Raimundo Pereira (PDT) é pela restauração do asfalto próximo à ponte da rua Campo Azul, bairro Santo Antônio II, que devido o período chuvoso surgiu um grande buraco.

Já o vereador Daniel Dias (PC do B) solicitou que sejam realizadas obras de estruturação para o parque dos Mangues, situado entre os bairros José Correa Machado, Residencial Parque Sul e Residencial Sul.

POLÍTICAS PÚBLICAS

O Projeto de Lei que institui a Política Pública do Município com garantia, proteção e ampliação dos direitos das pessoas com transtornos do espectro autista — TEA e seus familiares, foi o requerimento apresentado pelo vereador Elair Gomes (MDB).

O vereador Edson Pereira dos Santos (PV) apresentou o anteprojeto que estabelece as Políticas Pública para Segurança nas Instituições Públicas e Privadas de Ensino, no âmbito do município de Montes Claros.

SEGURANÇA

A criação de um canal para denúncias de ameaças a integridade das crianças da rede municipal de educação, bem como ameaças ao patrimônio público, foi a solicitação apresentada pelo vereador Aldair Fagundes Brito (Cidadania).

Ainda sobre a área de segurança, os vereadores Edson Pereira dos Santos e José Marcos Martins Freitas (PSC) se juntaram para solicitar o anteprojeto que dispõe sobre a criação da Guarda Municipal Escolar no âmbito do município de Montes Claros.

AUDIÊNCIA PÚBLICA

O vereador Edson Pereira dos Santos se juntou ao colega Heudes da Silva Siqueira (Patriota) para solicitar que seja transformada em audiência pública a sessão ordinária do dia 13/04/2023, tendo como pauta a criação de Políticas Públicas para a Segurança Escolar nas Instituições Públicas e Privadas de Ensino, no âmbito do município de Montes Claros.

MEIO AMBIENTE

A vereadora Ceci Protetora (PP) solicitou a Secretaria do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável a elaboração do plano municipal de arborização urbana.

Contatos:(38) 3690-5504 | 3690-5506 –ascom@montesclaros.mg.leg.br
Facebook www.facebook.com/camaramoc