Você está aqui: Página Inicial / Sobre a Câmara / Notícias / Câmara ouve demandas de Associações Comunitárias

Câmara ouve demandas de Associações Comunitárias

por Fernanda publicado 08/10/2021 12h55, última modificação 08/10/2021 13h23

Por Fernanda Aquino

A Câmara Municipal de Montes Claros em parceria com a Coordenadoria das Organizações e Associações de Moradores do Município de Montes Claros – Cordam, promoveu encontro com os presidentes de associações de bairro, nesta sexta-feira (8), com objetivo de orientar sobre os principais desafios enfrentados em suas comunidades.

Segundo o presidente da Câmara, o vereador Cláudio Rodrigues (Cidadania), o cidadão tem papel fundamental no desenvolvimento do município, e quando o se unem e se organizam, através de uma associação, sua voz ganha mais força, e os interesses comuns passam a ser representados de maneira mais eficaz.

A comunidade organizada em associação passa a ter espaço junto ao poder público, aproximando as políticas públicas das demandas locais, como saúde, educação, segurança pública, mobilidade, saneamento básico, lazer, entre outras”, finalizou.

Ainda de acordo o presidente, ao promover esse encontro, a Câmara Municipal está contribuindo para fortalecer as associações comunitárias de Montes Claros, através do compartilhamento de informações e conhecimento, orientando como elas podem melhorar sua gestão e atuação, e sobre as estratégias de interação com seus associados e com a comunidade à qual pertencem.

PALESTRA

A palestra proferida pelo advogado Guilherme Augusto Ferreira, especialista em Direito Penal e Civil, abordou temas como ‘A função da associação de moradores de bairro’, ‘As funções do presidente da associação’, “Resolução de conflitos”, “Comunicação e Relacionamento’.

Elucidamos pontos como a criação, o funcionamento, aspectos práticos, jurídicos, abordamos as questões básicas de contabilidade, de logística, formas de receber doações. Explicamos sobre como pode ser requerido ao poder público municipal no órgão legislativo a concessão de título de utilidade pública, para a partir daí, dotada de personalidade jurídica, as associações possam receber doações ou recursos do poder público municipal, apresentando título de utilidade pública”, esclareceu.

O presidente da Coordenadoria das Organizações e Associações de Moradores do Município de Montes Claros – Cordam, Celso Nunes, pontuou sobre as dificuldades encontradas pelas associações, por serem entidades sem fins lucrativos, e que a maioria trabalha pelo prazer em ajudar ao próximo.

O deputado federal Marcelo Freitas, falou sobre a satisfação em debater as dificuldades das associações e externou o seu apoio. “Compreendo as dificuldades e por isso registro a nossa parceria para que possamos fortalecê-los. Temos buscado atender junto ao Governo Federal de maneira efetiva todas as associações que nos tem procurado, compreendemos as dificuldades, principalmente em relação a regularização, o que dificulta o atendimento dos pleitos como um todo”.

Ao final os participantes puderam tirar as suas dúvidas e apresentar as demandas das suas associações.

_________________________________________
Câmara Municipal de Montes Claros
Assessoria de Comunicação Social
Contatos:(38) 3690-5504 | 3690-5506 – ascom@montesclaros.mg.leg.br
Facebook: www.facebook.com/camaramoc
Twitter: https://twitter.com/camaramoc
Instagram: www.instagram.com/camaramoc
https://montesclaros.mg.leg.br

 

Mídias Sociais

Facebook   Youtube  Esta imagem é referenciada nos conteúdos do portal.

Pesquisar no BuscaLeg
Logotipo do BuscaLeg - Buscador Legislativo