Você está aqui: Página Inicial / Sobre a Câmara / Notícias / Câmara pede liberação de quadras e ruas para lazer

Câmara pede liberação de quadras e ruas para lazer

por Selma Gonçalves publicado 02/11/2021 12h55, última modificação 02/11/2021 12h59

Por Selma Gonçalves

A Câmara de Vereadores de Montes Claros aprovou na sessão ordinária desta terça-feira (02), onze projetos e nove requerimentos. Dois requerimentos, de autoria do vereador Aldair Fagundes (Cidadania), podem garantir mais espaço, com segurança, para o lazer de muitas famílias.

No primeiro requerimento o parlamentar pede a implantação de um programa semelhante ao “No domingo a Rua é Nossa”, da prefeitura de Belo Horizonte, que libera, aos domingos e feriados, ruas que não têm tráfego intenso para a prática de esporte e lazer.

De acordo com o propositor o projeto envolveria MCTrans, Guarda Municipal e as lideranças locais que vão identificar as ruas que, se fechadas, não representariam problemas para o tráfego de veículos nos finais de semana, como por exemplo, avenidas que não circulam lotações: “Vemos crianças brincando nas ruas e, quando vem um carro, correm para o passeio. Não precisa ser assim nos domingos e feriados. O projeto representa mais liberdade e segurança para motoristas e famílias” explicou Aldair.

O segundo requerimento solicita a implantação do programa “Escola Aberta”, permitindo à comunidade a utilização das quadras existentes nas escolas municipais nos finais de semana.

Aldair lembra que em algumas comunidades a única quadra que existe é a da escola local, que fica fechada nos finais de semana. Ele justificou o requerimento: “Quantas histórias de crianças e adolescentes que pulam o muro para jogar futebol. Esse programa já funcionou no passado em Montes Claros e a gente espera um ajuste para que ele volte a funcionar”, destacou o vereador.

Infraestrutura

Outros requerimentos voltados para a infraestrutura foram discutidos e aprovados.O vereador Stalin Cordeiro (Podemos) Solicitou a iluminação, se possível com lâmpadas de LED e também grades de proteção em torno do córrego das melancias, no segmento da avenida que foi concluída.

Maria Helena (MDB), pediu a instalação de faixas elevadas na rua Tupis com a rua Tupiniquins, na rua Tupinambás com a rua Tupis e na rua São Paulo com a rua Santa Lúcia, no bairro Melo.

O vereador Odair Ferreira (Solidariedade), sugeriu a aquisição de banheiros químicos nas feiras livres dos bairros: Major Prates, Delfino Magalhães e São José.

Outros requerimentos

Cláudio Rodrigues (Cidadania) solicitou o anteprojeto que estabelece a Política Municipal de incentivo à Inovação Tecnológica.

A vereadora Iara Pimentel (PT) pediu que o executivo providencie microfone de lapela com caixa amplificadora, para todos os professores e professoras das unidades – escolas e Cemeis municipais.

Wilton Dias (PTB) Solicitou o encaminhamento do anteprojeto de lei que altera o adicional Por atividade especial previsto no artigo 5º da Lei 4.499 de 04 de abril de 2012.

Os parlamentares integrantes das Comissões de Legislação, Justiça e Redação e Finanças e Orçamento e Tomadas de Contas solicitaram a alteração da data da audiência pública a data da audiência pública para discutir o projeto de Lei Nº 93/2021 proposto pelo Executivo Municipal, que dispõe sobre o Plano Plurianual Municipal de Montes Claros para o período de 2022 a 2025, para o dia 10 de novembro de 2021 às 8 h, onde será discutido juntamente como Projeto de Lei Nº 94/2021 que “Estima a Receita e Fixa a Despesa do município de Montes Claros para o exercício de 2022”, em trâmite na Casa Legislativa.

Vereador volta aos trabalhos depois de vencer a Covid-19

O vereador Edson Cabeleireiro (PV), voltou a participar das sessões ordinárias, de forma presencial, depois de cerca de 20 dias afastado por conta da Covid-19.

O parlamentar apresentou os sintomas no dia 12 de outubro. No dia 13 buscou atendimento e fez exame sendo diagnosticado com a doença. O parlamentar que teve 29 por cento dos pulmões comprometidos, ficou internado por três dias.

Na reunião desta terça-feira, ele ressaltou a alegria de estar de volta aos trabalhos e lamentou por tantas pessoas que não tiveram a mesma sorte. O vereador agradeceu a Deus a vitória sobre a doença, aos colegas parlamentares, amigos e família pelas orações.

Contatos:(38) 3690-5504 | 3690-5506 – ascom@montesclaros.mg.leg.br

hange-newline"> <Solicita que seja alterada a data da audiência pública para discutir o projeto de Lei Nº 93/2021 proposta pelo Executivo Municipal, que dispõe sobre o Plano Plurianual Municipal de Montes Claros para o período de 2022 a 2025, para o dia 10 de novembro de 2021 às 8h, onde será discutido juntamente como Projeto de Lei Nº 94/2021 que “Estima a Receita e Fixa a Despesa do município de Montes Claros para o exercício de 2022”, em trâmite nesta casa.