Você está aqui: Página Inicial / Sobre a Câmara / Notícias / Câmara inicia a sexta etapa da construção da sede própria

Câmara inicia a sexta etapa da construção da sede própria

por Jerusia Arruda publicado 07/12/2021 14h16, última modificação 07/12/2021 14h16
Câmara inicia a sexta etapa da construção da sede própria

Com a conclusão da sexta etapa, toda a parte interna da sede própria fica concluída.

Nesta etapa, serão feitas as instalações do quarto pavimento (setor administrativo), quinto pavimento (setor técnico), construção de toda a estrutura do poço de elevador, pintura geral e limpeza interna do prédio

Por JERUSIA ARRUDA

O presidente da Câmara de Montes Claros, vereador Cláudio Rodrigues, assinou nesta terça-feira (07/12) a ordem de serviço para a conclusão da sexta etapa da sede própria do Legislativo Municipal.

O ato oficial contou com a presença dos vereadores da atual legislatura, do ex-presidente que deu início à construção da sede, Valcir Soares Silva (Valcir da Ademoc), dos servidores da Casa, e do representante da PC Portal Construtora do Norte MG, Cesar Junio Sacramento Ferreira.

Cláudio Rodrigues destaca que a obra que vem sendo construída por etapas, conforme disponibilidade do orçamento anual. “É uma obra muito importante, com mais de 4 mil m2. Uma sede à altura da importância do Legislativo de Montes Claros, que contou com o comprometimento das legislaturas que nos antecederam e também dos 23 vereadores desta legislatura, para que pudéssemos chegar a esse momento e termos a honra de fazer a instalação integral de toda a estrutura do Legislativo na sua sede própria e finalizar toda a parte interna do prédio”, pontua.

Na sexta etapa, que será iniciada nesta semana, serão feitas as instalações do quarto pavimento, onde funcionará o setor administrativo (banheiros completos, divisórias em drywall, instalações hidrossanitárias e elétricas, sistema de ar-condicionado, dados e voz, forro, pintura e acabamento em geral); do quinto pavimento (setor técnico); construção de toda a estrutura do poço de elevador conforme projeto de incêndio, pintura geral de limpeza interna de todo o prédio. Com a conclusão da sexta etapa, toda a parte interna da sede fica concluída.

ETAPAS DA CONSTRUÇÃO
A construção da sede própria da Câmara foi iniciada em 2011, na gestão da Mesa Diretora 2011-2012, sob a presidência do vereador Valcir da Ademoc. A cessão do terreno destinado à edificação da sede foi viabilizada por meio da Lei Municipal nº 4.539, de 08 de julho de 2012. “A sede própria da Câmara era uma demanda antiga. Os poderes Legislativo e Executivo eram ligados diretamente no prédio físico e a população sempre confundia as funções da Prefeitura e da Câmara”, relembra.

Em 2011, a Câmara instituiu uma nova modalidade de contratação dos serviços dos gabinetes possibilitando, ao final do ano, uma economia em torno de R$ 1 milhão. “Com esse valor, iniciamos o projeto de construção e fizemos a primeira licitação para construir a primeira fase da nova sede”, completa Valcir.

A inauguração da primeira etapa foi realizada em 30 de dezembro de 2014, no encerramento da gestão presidida pelo vereador Antônio Silveira de Sá (2013-2014), e parte dos gabinetes dos vereadores e da estrutura administrativa foi transferida para o novo prédio. “Foi um ganho não só do ponto de vista estrutural, mas também na independência dos poderes. Como pode a Câmara funcionar na sede de um Poder que ela tem como missão fiscalizar? Por isso a importância de o Poder Legislativo ter sua sede própria”, avalia.

A conclusão da segunda etapa ocorreu durante a gestão presidida pelo vereador José Marcos Martins de Freitas – Marcos Nem (2015-2016). Após uma paralisação, durante a gestão do vereador Cláudio Ribeiro Prates (2017-2018), de volta à presidência da Casa, o vereador Marcos Nem retomou as obras, com a construção da terceira e quarta etapas (2019-2020). “O novo prédio é de fundamental importância, não só para os vereadores e servidores, mas para a população em geral. Em nossa gestão, demos prioridade à adequação e continuidade da obra para que a Câmara pudesse, efetivamente, contar com um espaço próprio”, ressalta.

Em 2021, o vereador Cláudio Rodrigues assumiu a presidência da Mesa Diretora (2021-2022) e também priorizou a continuidade da obra. “Com a conclusão da quinta etapa foi possível fazer a transferência integral dos gabinetes e demais setores, encerrando um ciclo, com o fechamento da antiga sede. Nossa meta é finalizar a sexta em 180 dias”, planeja.

Com rampas, salas e elevadores adaptados, a sede própria da Câmara dispõe de espaço adequado para receber a população e dar acesso para quem tem mobilidade reduzida, além de possibilitar mais conforto e segurança para os vereadores e suas equipes de trabalho.

Contatos:(38) 3690-5504 | 3690-5506 – ascom@montesclaros.mg.leg.br