Você está aqui: Página Inicial / Sobre a Câmara / Notícias / Câmara inaugura galeria dos ex-presidentes

Câmara inaugura galeria dos ex-presidentes

por Cristine Antonini publicado 26/04/2024 11h10, última modificação 02/05/2024 12h09

Por Christine Antonini

A Câmara de Montes Claros promove na quinta-feira (2/5), às 9h, sessão especial de inauguração da Galeria dos ex-presidentes que passaram pelo legislativo durante esses 191 anos de fundação do parlamento municipal. A galeria foi idealizada pelo atual presidente da Casa, vereador Junior Martins (PP).

A exposição é uma forma de reconhecimento e respeito aos vereadores que estiveram à frente do legislativo montes-clarense a partir do ano de 1932. Ao todo serão expostos 72 retratos – iniciando com o coronel José Pinheiro Neves, quando Montes Claros ainda tinha o nome de Vila de Montes Claros de Formigas.

HISTÓRIA DA CÂMARA

A história da emancipação político-administrativa de Montes Claros inicia com a Resolução da Assembleia Geral Legislativa, datada em 13 de outubro de 1831. Em seu artigo primeiro, a Resolução cria várias Vilas na Província de Minas Gerais, antes denominadas de 'Povoações' ou 'Arraiais', incluindo a de Formigas - antigo nome de Montes Claros.

No artigo segundo, para cada Vila, são criadas as Câmaras Municipais, principal instituição da estrutura administrativa da Vila, que favorece seu desenvolvimento em vários aspectos, como o urbano e o econômico.

A primeira eleição da Câmara de Vereadores da Vila de Montes Claros de Formigas ocorreu em 23 de julho de 1832 e, em 16 de outubro do mesmo ano, a Câmara foi solenemente instalada.

Contatos:(38) 3690-5504 | 3690-5506 –ascom@montesclaros.mg.leg.br
www.facebook.com/camaramoc