Você está aqui: Página Inicial / Sobre a Câmara / Notícias / Câmara encerra exposição em homenagem aos Catopês, Marujos e Caboclinhos

Câmara encerra exposição em homenagem aos Catopês, Marujos e Caboclinhos

por Admin publicado 27/08/2021 09h25, última modificação 01/09/2021 08h33
Em formato híbrido, a mostra celebrou as tradicionais Festas de Agosto que acontecem há 182 anos em Montes Claros

Por JERUSIA ARRUDA

Encerra nesta sexta-feira (27), a exposição “Festas de Agosto”, em cartaz na Câmara Municipal de Montes Claros desde o dia 17.

Em formato híbrido, com visitação virtual e presencial por agendamento,  a mostra reuniu obras de nove artistas, de diferentes técnicas e estilos, com temas que homenageiam  os  grupos de Catopês, Marujos e Caboclinhos e seus santos de devoção, como forma de celebrar as tradicionais festas de agosto, que acontecem em Montes Claros há 182 anos.

Participaram da Mostra os artistas  Afonso Teixeira,  Conceição Melo, Cleiton Cruz, Felicidade Patrocínio, Hélio Brantes, Márcia Prates, Roberto Marques, Sérgio Ferreira, e Walmir Alexandre.

Em visita à mostra, Felicidade Patrocínio parabenizou pela iniciativa e sugeriu que o hall da Câmara seja transformado em uma galeria de arte, porque , segundo a expositora, a arte humaniza os espaços públicos.  “Eu acredito que a arte é a arma mais pacífica para se lutar contra a desumanização das sociedades e, mais do que nunca, ela será um recurso de estreita convivência e espiritualização do homem pós-pandemia. Então, será muito bom se esse movimento aqui na Câmara continuar prestigiando os artistas”.

Walmir Alexandre destacou a necessidade de preservar e valorizar as tradicionais manifestações culturais. “Fico muito feliz em participar e fazer essa singela e pequena homenagem a essa grandeza que são os Catopês, Marujos e Caboclinhos, e a esta festa maravilhosa que precisamos preservar, valorizar, e ampliar mais ainda, transformar em um festival pelo menos nacional com enfoque nessa manifestação artística, cultural, folclórica da nossa cidade”.

O presidente da Câmara, vereador Cláudio Rodrigues, ressalta que o Legislativo Municipal está empenhado nesse trabalho de valorização e preservação das tradições culturais do Município.  “Nessa pandemia, como medida de prevenção, espaços culturais foram fechados e eventos cancelados, colocando o segmento da cultura sob ameaça, não apenas sob o ponto de vista do sustento dos profissionais do ramo, mas também da circulação do conhecimento e preservação do patrimônio cultural. Realizar essa exposição na Câmara é uma forma de proporcionar à população, ainda que de forma virtual, o acesso à arte e a cultura, e, também, de apoiar, valorizar e incentivar nossos artistas. Queremos agradecer aos expositores que aceitaram nosso convite e abrilhantaram com sua arte e talento essa mostra”.

Cláudio Rodrigues explica que além de abrir espaço para a exposição, a Câmara também aproveitou a oportunidade para legislar em favor de um patrimônio cultural tão importante. “Em 17 de agosto é comemorado o Dia do Patrimônio Histórico Nacional. Escolhemos essa data para lançar a exposição e também para votar o requerimento de nossa autoria, solicitando ao Executivo Municipal, à Secretaria Municipal de Cultura, e ao Conselho Municipal do Patrimônio Histórico, Artístico e Cultural do Município de Montes Claros, a indicação do Registro das Festas de Agosto como Patrimônio Cultural de Natureza Imaterial de Montes Claros.  Esse requerimento representa o apoio do Legislativo Municipal ao projeto que já vem sendo elaborado pela Secretaria de Cultura, de promover o registro das Festas de Agosto como Patrimônio Imaterial do Município”.

Ainda na abertura da exposição, a Câmara também prestou uma homenagem a João Pimenta dos Santos,  o Mestre Zanza, com outorga da Placa de Prata Alferes José Lopes de Carvalho, traduzindo o reconhecimento do Legislativo pelos relevantes serviços prestados à Cultura de Montes Claros, de forma especial às tradicionais Festas de Agosto.

Contatos:(38) 3690-5504 | 3690-5506 – ascom@montesclaros.mg.leg.br