Você está aqui: Página Inicial / Sobre a Câmara / Notícias / Câmara e Prefeitura realizam dia “D” de combate ao abuso e à exploração sexual de crianças e adolescentes

por Selma Gonçalves publicado 18/05/2022 11h55, última modificação 18/05/2022 13h09

Por Selma Gonçalves

Foi realizado na manhã desta quarta-feira (18) seminário de abertura da Semana Municipal de Enfrentamento à Violência e Exploração Sexual da Criança e Adolescente. Participaram do evento, organizado pelo executivo, vereadores, representantes de entidades de assistência às crianças e adolescentes, promotor de justiça Daniel Librelon, analista da polícia civil e psicóloga Iara Wanderley Biondi, a presidente do Conselho Municipal dos direitos da Criança e do Adolescente Dardânia Gonçalves, secretário de desenvolvimento social Aurindo Ribeiro e representando a Secretaria Municipal de Saúde, Bruno Pinheiro.

A lei municipal 5.140 de 17 de maio de 2019 que institui a semana municipal de combate ao abuso e à exploração sexual de crianças e adolescentes passou a ser realizada sempre a partir do dia 18 de maio, Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual Infantojuvenil. Durante toda a semana vários eventos serão realizados com o objetivo de chamar a atenção da sociedade, além de mobilizar, sensibilizar, informar e convocar toda população a participar da luta de combate a esse tipo de violência e garantir às crianças e adolescentes o direito ao desenvolvimento “sadio” de sua sexualidade.

No evento crianças atendidas pelas instituições apresentaram número de dança e música trazendo como mensagem o valor, o respeito e o cuidado necessário com elas.

A analista da polícia civil e psicóloga Iara Wanderley Biondi, a presidente do Conselho Municipal dos direitos da Criança e do Adolescente, Dardânia Gonçalves o falaram sobre o trabalho desenvolvido no município e sobre importância do envolvimento das escolas, mães e organizações da sociedade civil no combate ao abuso e exploração infantojuvenil.

O presidente da Casa Legislativa, Cláudio Rodrigues, destacou o trabalho desenvolvido pelos servidores, muitos, sendo voluntários nas pastorais, nos movimentos sociais em defesa dos direitos das crianças e adolescentes. Destacou o trabalho do prefeito frente ao social, dando suporte às entidades do terceiro setor, e também na saúde, ampliando, por exemplo as equipes do Estratégia Saúde da Família, além da educação:Sabemos que o município valoriza e precisa do apoio do terceiro setor, que trabalha pelo bem-estar da população. Por isso  apoia cada vez mais as entidades, dando condições de ajudar nosso município”, ressaltou o vereador.

Contatos:(38) 3690-5504 | 3690-5506 –