Você está aqui: Página Inicial / Sobre a Câmara / Notícias / Câmara destaca contribuição do concurso Comida di Buteco para a valorização da gastronomia regional

por Jerusia Arruda publicado 16/05/2022 12h20, última modificação 16/05/2022 13h12

Foto: Willian Aguiar/Ascom CMMC

O concurso contribui para o resgate e reafirmação das tradições e costumes da gastronomia ao incluir o elemento regional como critério na elaboração dos pratos concorrentes

Por JERUSIA ARRUDA

Em sessão especial realizada na manhã desta segunda-feira (16/05), a Câmara Municipal de Montes Claros prestou homenagem ao concurso Comida di Buteco, que há quinze anos vem apoiando empreendedores do setor de bares e restaurantes do município.

“Depois de mais de dois anos desafiadores, por causa da pandemia, as atividades estão sendo retomadas, e, aos poucos, estamos voltando à normalidade. A sessão desta manhã é uma forma de celebrar essa retomada, e, de forma especial, homenagear o concurso Comida di Buteco, que traz um fôlego novo para esse setor que tanto sofreu com as restrições sanitárias”, justifica o presidente da Casa Legislativa e autor da proposição, vereador Cláudio Rodrigues.

O presidente ressalta que é inegável a efetiva contribuição do concurso para o empreendedorismo e para a economia do município, além de tudo que ele proporciona em termos de entretenimento e sociabilidade. “É um projeto que gera emprego e renda, fortalece o turismo de gastronomia e potencializa a economia local, ao alavancar toda a cadeia empreendedora na qual o buteco está inserido, desde o produtor rural até o consumidor final”, ressalta.

O concurso
O Concurso Comida di Buteco nasceu no ano 2000, em Belo Horizonte, como uma atividade da extinta Rádio Geraes, e hoje está em sua 22ª edição, sendo realizado simultaneamente em 21 circuitos em mais de 40 municípios em todas as regiões do Brasil.

Em Montes Claros, o concurso promove neste ano a 15ª edição, com a participação de 16 butecos. “É o primeiro concurso do gênero no país com quase 800 butecos participantes”, destaca Ana Carolina Mayrink, coordenadora do Comida di Buteco em Minas Gerais.

Ana Carolina explica que o segmento de bares e restaurantes está entre os que mais sofreram com a pandemia e 30% dos butecos participantes do concurso fecharam as portas no período de 2020 e 2021. “Mas o Comida di Buteco continuou firme no seu propósito, mantendo o critério de selecionar apenas negócios familiares, não contemplando redes nem franquias, valorizando pequenos empreendedores”.

Gastronomia regional
De acordo com o presidente Cláudio Rodrigues, além de prestar homenagem ao concurso, a iniciativa teve o objetivo de provocar uma agenda de atividades e ações ligadas à gastronomia regional e a abertura de novos mercados para os produtos agroextrativistas da região.

“Montes Claros possui um dos maiores setores de negócios de Minas Gerais ligados à alimentação e ao turismo de negócio. A cidade é vitrine da cultura alimentar regional, além de abrigar e iniciativas inovadoras que só agregam valor à rica gastronomia sertaneja. E o concurso di Buteco se soma a todo esse movimento pela valorização, resgate e reafirmação das tradições e costumes da nossa gastronomia ao incluir o elemento regional como critério na elaboração dos pratos concorrentes”, completa.

A representante do movimento Guardiões da Gastronomia dos Gerais, Viviane Marque Terence, também destacou a importância do Comida di Buteco para a valorização da gastronomia regional. “Não é apenas uma competição, mas um multiplicador da valorização dos frutos e produtos tão ricos da nossa região, que precisam ser conhecidos e explorados no dia-a-dia”.

Ao encerrar seu pronunciamento, o presidente Cláudio Rodrigues colocou a Câmara Municipal à disposição para apoiar as iniciativas de fortalecimento da gastronomia regional. “É preciso incentivar a população a consumir os produtos do Cerrado; incentivar bares, restaurantes e hotéis a introduzirem os frutos nos seus cardápios, e também nos cardápios da alimentação escolar; fortalecer o Festival do Pequi e criar uma rota gastronômica urbana que promova o resgate e valorização desses superalimentos, muitas vezes considerados exóticos, mas que na verdade são nativos de nossa região e fazem parte da nossa cultura”.

Participantes
Além dos parlamentares, também participaram da solenidade de forma presencial o gerente de Turismo da secretaria municipal de Desenvolvimento Econômico; Lucas Lafetá; Geraldo Élcio do Socorro, representante do Núcleo do Pequi, além de proprietários de bares e restaurantes de Montes Claros.

A sessão também foi transmitida pela TV Câmara canal 5.3 e pelo YouTube.

Contatos:(38) 3690-5504 | 3690-5506 –