Você está aqui: Página Inicial / Sobre a Câmara / Notícias / Câmara debate LOA e PPA

Câmara debate LOA e PPA

por Cristine Antonini publicado 10/11/2021 10h35, última modificação 10/11/2021 10h35

POR CHRISTINE ANTONINI

A Câmara de Montes Claros, através da comissão de Legislação, Justiça e Redação e da comissão de Finanças e Tomadas de Contas, promoveu nesta manhã (10), audiência pública para discutir os projetos n°93/2021 e o n°94/2021 que tratam sobre a Lei Orçamentária Anual (LOA) e o Plano Plurianual (PPA) para o exercício de 2022 a 2025.

A LOA estabelece o orçamento do município, estima as receitas e fixa as despesas em projetos e atividades a serem realizadas durante o ano. Já o PPA define, para um período de quatro anos, as diretrizes, os objetivos e metas da administração pública para as despesas de capital e outras delas decorrentes e para as relativas aos programas de duração continuada.

O presidente da comissão de Legislação, Justiça e Redação, vereador Junior Martins (Cidadania), destacou que é na elaboração dessas leis que é possível a Casa avaliar e discutir, de qual forma os parlamentares poderão ajustar as emendas, caso necessário.

O secretário de Finanças, Willian César Rocha, enfatizou que a perspectiva do município para os próximos anos é de reorganizar o orçamento, com ênfase na arrecadação própria.

A estimativa é que o próximo ano será difícil, por se tratar de um período eleitoral, onde não poderá ter emendas estaduais e federais”.

Para os quatro anos, o PPA é estimado em R$ 5.786.068.790,00 - neste PPA estão contidos 75 programas, que serão desenvolvidos ao longo dos quatro anos de sua vigência, entre eles: limpeza urbana R$135,5 milhões; infraestrutura R$176,8 milhões; educação básica R$978,3 milhões; cuidados primários da saúde R$293,6 milhões.

______________________________________

Contatos:(38) 3690-5504 | 3690-5506 – ascom@montesclaros.mg.leg.br