Você está aqui: Página Inicial / Sobre a Câmara / Notícias / Câmara de Vereadores homenageia magistrados

Câmara de Vereadores homenageia magistrados

por Cristine Antonini publicado 06/05/2022 11h12, última modificação 06/05/2022 11h12

POR CHRISTINE ANTONINI

Na noite desta quinta-feira, 5, a Câmara de Vereadores prestou homenagem, com o Título de Cidadão Honorário, a três membros do magistrado mineiro: o desembargador Nelson Missias de Morais e aos juízes Antônio de Souza Rosa e Vitor Luís de Almeida. As honrarias foram de iniciativa dos vereadores Igor Dias (PSL), Valdecy Contador (Cidadania) e do ex-vereador Cláudio Prates. O evento contou com a participação de juízes, membros da defensoria pública, do vice-prefeito Guilherme Guimarães e do deputado estadual Gil Pereira (PSD).

A primeira homenagem, de iniciativa do vereador Igor Dias, foi para Vitor Luís, juiz de direito há 15 anos, estando na Comarca de Montes Claros desde 2018, onde atuou como juiz eleitoral e atualmente está lotado no Juizado Especial. O homenageado cursa doutorado em direito, na Universidade de Coimbra, uma das mais respeitadas e antigas universidades do mundo, com fundação em 1290, no qual a área de concentração do doutoramento foi “Ciências Jurídico-Processuais”. O parlamentar recordou do tempo que foi colega de faculdade do magistrado e destacou a dedicação na época dos estudos.

Passamos por todas as dificuldades que muitos universitários passam. Vitor sempre foi dedicado, esforçado e era comum encontrá-lo com um livro debaixo do braço. Precisamos valorizar pessoas como ele, que é exemplo de integridade, honestidade e dedicação à família. São essas pessoas que honram nossa cidade”, ressaltou Igor Dias.

ANTÔNIO ROSA

Filho de lavradores e oriundo de família humilde, o juiz Antônio de Souza Rosa recebeu o Título de Cidadão Honorário do vereador Valdecy Contador. O magistrado é titular do primeiro juizado especial da primeira unidade dos juizados especiais de Montes Claros, onde permanece atuando os feitos de natureza cível, criminal e de fazenda pública. Doutor Antônio também atua na segunda turma recursal do Grupo Jurisdicional dos Juizados Especiais da Comarca de Montes Claros.

Valdecy destacou que a sessão especial foi uma oportunidade para registrar o reconhecimento e o agradecimento do povo de Montes Claros. “Através desta Casa Legislativa, pela sua importante contribuição para o desenvolvimento do nosso município e do nosso estado”, ponderou.

DESEMBARGADOR

A homenagem ao ex-presidente do Tribunal de Justiça de Minas Gerais e desembargador Nelson Missias de Morais, foi de iniciativa do então vereador Cláudio Prates e entregue pelo vereador Wilton Dias (PTB). Nelson Missias é desembargador do Tribunal de Justiça do Estado de Minas Gerais desde 2010, onde também ocupou o cargo de presidente no biênio 2018/2020, atualmente compõe a segunda Câmara Criminal.

Para Wilton Dias, Nelson Missias é um ser humano de qualidades memoráveis, jurista e intelectual destacado, e magistrado de extrema retidão e competência. “Agradeço ao amigo Cláudio Prates por me dar a honra de falar sobre esse magistrado que possui grande competência no âmbito municipal e estadual”, pontuou o vereador.

SOBRE OS HOMENAGEADOS

O juiz Richardson Xavier Brant, que em março deste ano foi agraciado com o Título de Cidadão Benemérito pela Casa, se pronunciou para falar dos homenageados da noite. Ele recordou da época que lecionou no curso de direito da Unimontes, local onde o juiz Vitor Luís estudou. “Vitor era um aluno brilhante, sempre se destacava em todas as disciplinas. Vindo se tornar um magistrado e professor exigente; outra característica dele é a generosidade, tal qual é praticada de forma quase imperceptível – ele deixa a vaidade de lado para ajudar o próximo”, afirmou Richardson.

Em relação ao juiz Antônio Rosa, Richardson ressaltou que todo mundo que tem/teve a oportunidade de trabalhar com o magistrado, carrega o aprendizado, não apenas pela trajetória de lutas e vitórias, sobretudo pelos ensinamentos de maneira serena. “Ele tem a capacidade de ensinar com tolerância, mesmo em momentos difíceis”.

Richardson Brant enfatizou que o desembargador Nelson Missias possui a competência de ser ministro do Brasil, entretanto, ele nunca quis deixar Minas Gerais. “Em momentos de tormenta precisamos de pessoas com sua capacidade e serenidade”, encerrou Brant.

FALA DOS HOMENAGEADOS

Nesse tempo no magistrado montes-clarense, tento devolver para a cidade tudo aquilo que me foi proporcionado: aqui fui acolhido e aqui construí minhas raízes profissionais e familiar. Essa honraria que a Câmara me entrega é uma homenagem à Justiça”, juiz Vitor Luís de Almeida.

Essa homenagem é de grande júbilo para a Comarca, onde sempre fomos respeitados pelo Legislativo e Executivo municipais, pois nunca fomos pressionados a tomar determinada decisão. Uma vez que também possuímos um corpo de profissionais sérios, honrosos e competente”, juiz Antônio Rosa.

É uma honra ser homenageado ao lado desses magistrados tão memoráveis. Agradeço a Câmara de Montes Claros por esta honraria. Eu incorporei o Norte de Minas como meu lar, talvez por isso, durante minha gestão conseguimos implantar quase 13 fóruns por toda região. Não podemos permitir a fragilidade das instituições e nem narrativas de ódio e incompreensões. Precisamos construir uma sociedade mais pacífica e fraterna”, desembargador Nelson Missias.

Contatos:(38) 3690-5504 | 3690-5506 –