Você está aqui: Página Inicial / Sobre a Câmara / Notícias / Câmara de Montes Claros lança a 11ª edição do programa Parlamento Jovem de Minas

por Cristine Antonini publicado 26/04/2021 11h55, última modificação 26/04/2021 11h57

Além de Montes Claros, seis cidades já fazem parte do Polo União Norte: Botumirim, Bonito de Minas, Francisco Sá, Montalvânia, São João da Ponte e Varzelândia.

Por Christine Antonini

Foi realizado na manhã desta segunda-feira (26/4), o lançamento da 11ª edição do Parlamento Jovem de Minas, da Escola do Legislativo da Câmara Municipal de Montes Claros. O tema de debate desse ano é o mesmo da edição anterior: “Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável”.

Há 18 anos o Parlamento Jovem em Minas busca estimular a formação política e cidadã de estudantes do ensino médio, por meio de atividades que os levem a compreender melhor a organização dos Três Poderes, especialmente do Legislativo.

A Escola do Legislativo cumpre a função de criar agentes políticos, capacitando jovens (do ensino médio) para que possam desenvolver um pensamento político e democrático. O tema trabalhado, desde a edição anterior, busca pensar no bem-estar atual do nosso planeta, interferindo na atual realidade e nas próximas gerações. Ao longo do projeto vamos debater assuntos do desenvolvimento ambiental e socioeconômico”, pondera o diretor da Escola do Legislativo da Câmara de Montes Claros, Carlos Frederico Souza e Silva.

O Parlamento Jovem foi implantado em Montes Claros pela primeira vez em 2010. Mais de 700 estudantes, entre 15 a 17 anos, e 90 monitores já participaram do projeto. Para o coordenador estadual do PJ da Assembleia Legislativa, Ricardo Moreira Martins, é perceptível a evolução dos participantes até o final do programa. Além disso, é possível unir diferentes realidades em uma única causa, aproximando diversas Casas Legislativas.

“O Parlamento Jovem está em 123 cidades de Minas Gerais. Nesses 18 anos de projeto, temos ex-participantes que entraram para carreira política como vereadores, prefeitos ou assessorando estes representantes políticos”, ressalta o coordenador.

O presidente da Câmara de Montes Claros, vereador Cláudio Rodrigues (Cidadania), destaca que o lançamento é uma forma de reflexão em dois temas de extrema importância para sociedade: Cidadania e Educação.

Estamos renovando o compromisso desta Casa Legislativa em promover a séria e fundamental reflexão sobre o papel da política na construção coletiva de sentidos de cidadania, fazendo deste programa, por meio da Escola, a base para assegurar, sem reservas, a igualdade a todos os indivíduos”, finaliza o presidente.

PARTICIPAÇÃO

Atualmente, estão inscritas as escolas estaduais Plínio Ribeiro, Alcides Rabelo, Felício Pereira de Araújo e Helena Prates, o Colégio Tiradentes e o Instituto Federal do Norte de Minas (IFNMG).

Segundo o diretor da Escola Estadual Felício Pereira, Charles Gutemberg Alencar, a missão é fomentar para que os participantes possam, futuramente, ser os representantes da população. “São oportunidades como estas que motivam nossos alunos”, afirma o diretor.

É a primeira vez que a Câmara Municipal de Bonito de Minas faz parte do programa do Parlamento Jovem. De acordo com o vereador Miquéias Figueiredo (PP) graças as ideias do PJ, o município começou a desenvolver um projeto de saneamento básico que ainda é carente na cidade.

“É a primeira vez que a Câmara Municipal de Bonito de Minas faz parte do programa do Parlamento Jovem. Graças às ideias do PJ, o município começou a desenvolver um projeto de saneamento básico, área ainda é carente na cidade”, avalia o presidente, vereador Miquéias Figueiredo (PP).

Contatos: (38) 3690-5506 – ascom@montesclaros.mg.leg.br
Facebook: www.facebook.com/camaramoc