Você está aqui: Página Inicial / Sobre a Câmara / Notícias / Câmara celebra centenário de João Valle Maurício

Câmara celebra centenário de João Valle Maurício

por Jerusia Arruda publicado 27/04/2022 13h40, última modificação 27/04/2022 17h06

Por JERUSIA ARRUDA

A Câmara Municipal de Montes Claros realiza nesta quinta-feira (28/04), às 19h30, sessão especial em homenagem ao centenário de João Valle Maurício.

Para o vereador Cláudio Rodrigues, presidente da Câmara e proponente da homenagem, a Sessão se configura como uma oportunidade de registrar o reconhecimento da importância e efetiva contribuição de João Valle Maurício para o desenvolvimento de Montes Claros e região.

“Dr. João Valle Maurício foi um cidadão que se destacou, com louvor, em tudo o que fez – na medicina, na música, na literatura, na política, como educador, como gestor público, e até mesmo no futebol. Um cidadão que amou Montes Claros e que dedicou a vida trabalhando para torná-la uma cidade grande próspera. É realmente uma honra para o Parlamento Municipal render essa homenagem”, destaca.

Filho de João Alves Maurício e Nair Valle Maurício, João Valle Maurício nasceu em Montes Claros, no dia 26 de abril de 1922. Casou-se com Milene Antonieta Coutinho Maurício, com quem teve quatro filhas: Mânia, Nair, Vitória e Liliane.

Formou-se em Medicina pela UFMG, em 1946. Na política foi presidente do Partido Republicano, vereador e presidente da Câmara Municipal, no período 31 de janeiro de 1959 a 31 de janeiro de 1963.

Dentre as realizações de seu governo, pode-se destacar: a implantação da Companhia de Água e Esgoto de Montes Claros, a linha de transmissão de energia elétrica de Três Marias, a ampliação da rede escolar, urbana e rural, a implantação do Conservatório de Música Lorenzo Fernandez, e a instalação do Distrito Sanitário do Departamento Nacional de Endemias Rurais, transformado posteriormente na SUCAM.

Representante do Governo do Estado na implantação do ensino superior no Norte de Minas, foi presidente e o primeiro reitor da Fundação Norte Mineira do Ensino Superior, hoje a Universidade Estadual de Minas Gerais - Unimontes, tendo sido reconduzido ao cargo pelo governador do Estado por mais três mandatos. Como reitor, implantou as faculdades de Direito, Medicina, Administração e Finanças, e incorporou a Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras que funcionava de forma autônoma.

João Valle Maurício também foi secretário estadual de Saúde no governo de Francelino Pereira. Amante do futebol, foi presidente da Associação Atlética Cassimiro de Abreu.

Além de médico e político, João Valle Maurício também se destacou como escritor, com publicação de várias obras. Foi membro da Academia Municipalista de Letras de Belo Horizonte, da Academia de Medicina de Minas Gerais e da Academia Montes-clarense de Letras.

João Valle Maurício faleceu no dia 23 de março de 2000.

_______________________________________________