Você está aqui: Página Inicial / Sobre a Câmara / Notícias / Câmara celebra 60 anos da psicologia

Câmara celebra 60 anos da psicologia

por Selma Gonçalves publicado 19/05/2022 10h45, última modificação 19/05/2022 11h10

Por Selma Gonçalves

A Câmara de Vereadores realizou na noite desta quarta-feira (18) sessão especial em comemoração aos 60 anos da psicologia no Brasil. No evento, de autoria do vereador Daniel Dias (PCdoB), foi entregue uma placa alusiva à data aos conselheiros regionais de psicologia de Minas Geras Luiz Henrique de Souza Cunha e Ted Nobre Evangelista. Outros quatorze profissionais da área foram homenageados com certificado em reconhecimento aos serviços prestados à psicologia.

Participaram do evento, além dos vereadores e homenageados, a presidente da Associação Profissional das Clínicas de Psicologia e medicina do Trânsito de Minas Gerais psicóloga Ana Luiza Barbosa Rodrigues, o coordenador de Saúde Mental de Montes Claros Leonardo Félix de Oliveira, a referência ao atendimento às mulheres em situação de violência na Secretaria de Desenvolvimento Social de Montes Claros J’asmily Araújo Paiva e representando a 11ª Região da Polícia Militar psicólogo Patrick, o 55º Batalhão de Infantaria, o psicólogo subtenente Constantin, a Associação Brasileira de psicologia Social Jaciany Soares Serafim e a Secretaria Municipal de Educação psicólogo Rubens Lopes.

Para o vereador proponente, a homenagem é uma forma de reconhecer e destacar o trabalho dos profissionais da área da saúde mental. Daniel Dias destacou que a data foi escolhida simbolicamente por ser Dia da Luta Antimanicomial e também por ser dia Nacional do Combate à Exploração ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes.

O vereador destacou que atualmente, conforme estatísticas do Conselho Federal de Psicologia, são mais de 440 mil psicólogas e psicólogos em todo o território nacional, o que faz do Brasil o país com o maior número de profissionais da Psicologia em todo o mundo. A atuação está nas clínicas, nas políticas públicas da saúde, da assistência social, no sistema de justiça, na segurança pública, no trânsito, nos esportes e em todos os contextos de cuidado à saúde mental.

O proponente falou sobre a importância do serviço do psicólogo que deve basear seu trabalho no respeito e na promoção da liberdade, da dignidade, da igualdade e da integridade do ser humano, apoiado nos valores que embasam a Declaração Universal dos Direitos Humanos: “A psicologia faz parte da minha vida em um quesito especial: o tratamento humanizado e digno da minha querida mãe, dona Maria Marlene Dias da Silva. Há 35 anos diagnosticada com transtorno mental, atualmente é atendida na Rede de Atenção Psicossocial, no CAPS-TM Helena Macedo. Destaco o trabalho humanizado e de envolvimento da família e a escuta, sempre atenta, do serviço de psicologia e seus profissionais”, concluiu o parlamentar.

_______________________________________________