Você está aqui: Página Inicial / Sobre a Câmara / Notícias / Câmara aprova transporte gratuito para desempregados

Câmara aprova transporte gratuito para desempregados

por Selma Gonçalves publicado 14/12/2021 13h57, última modificação 14/12/2021 13h57
Câmara aprova transporte gratuito para desempregados

Foto: Fábio Marçal/Arquivo. (Prefeitura Municipal)

Por Selma Gonçalves

Importantes projetos que vão beneficiar diretamente profissionais da educação e desempregados de Montes Claros foram aprovados pela Câmara de Vereadores na sessão ordinária desta terça-feira (14). No total foram cinco projetos apresentados.

Um dos projetos aprovados, o de (n°135/2021), dispõe sobre o rateio do recurso do Fundeb entre os profissionais da educação do município e entrou em pauta a pedido do vereador Daniel Dias (PCdoB), e votado em regime de urgência.

Entenda mais…

Outros três projetos também foram discutidos e votados pelos parlamentares em regime de urgência.

ISSQN sobre cartão crédito ficará na cidade

Aprovado por unanimidade pelos parlamentares o projeto de lei complementar nº 08/2021 altera o código tributário Municipal Regido pela lei complementar nº 04, de 07 de dezembro de 2005.

A partir dessa alteração o Imposto Sobre Serviços (ISSQN), que é um tributo que incide na prestação de serviços realizada por empresas e profissionais autônomos, ficará na cidade que foi prestado o serviço, no caso, Montes Claros.

O vereador Aldair Fagundes(PT) explicou que, o ISSQN, hoje fica na cidade que é sede da operadora do cartão.

“Como a sede de uma determinada operadora de cartão de crédito, por exemplo, é em Baruerí (SP),todo o ISSQN recolhido das operações realizadas em Montes Claros ficam na cidade de Barueri. Com essa alteração e a implementação da lei completar federal 175/2020 esse imposto recolhido ficará aqui na nossa cidade”, explicou Aldair.

Transporte gratuito para desempregados

Outro projeto importante aprovado foi o de nº136/2021 que institui o Programa Emergencial Transporte Social “Moc em busca de emprego”. As pessoas desempregadas receberão o auxílio-transporte para usar os coletivos, de graça, na busca pelo emprego, deixar seus currículos nas empresas.

Ampliação Santa Casa

Os vereadores aprovaram também o projeto nº137/2021 que autoriza o poder executivo a conceder outorga onerosa do direito de construir na forma que especifica, altera a lei municipal nº4.198. Com isso, a Santa Casa poderá ampliar seu serviço, construindo novos prédios.

“Serão construídas duas torres (prédios) e como existem questões dentro da lei de uso e ocupação do solo que impediria essa obra, foram feitas adequações mínimas, como vagas de garagem, que não comprometem a segurança e nem o zoneamento urbano. Além disso o projeto ajusta uma dívida do município com a Santa Casa”, esclareceu Aldair.

Pedido de vistas

O vereador Aldair pediu vistas do projeto nº07/2021 para que seja inserida emenda. O projeto institui o Regime de Previdência Complementar no Âmbito do Município de Montes Claros; fixa o limite máximo para a concessão de aposentadorias e pensões pelo regime de previdência de que trata o art. 40, da constituição da República, Autoriza a Adesão a plano de benefícios de previdência complementar e dá outras providências.

__________________________________

Contatos:(38) 3690-5504 | 3690-5506 – ascom@montesclaros.mg.leg.br