Você está aqui: Página Inicial / Sobre a Câmara / Notícias / Câmara aprova título de Utilidade Pública para Associação de Bombeiro Civil

Câmara aprova título de Utilidade Pública para Associação de Bombeiro Civil

por Jerusia Arruda publicado 22/10/2021 12h01, última modificação 22/10/2021 12h01
Câmara aprova título de Utilidade Pública para Associação de Bombeiro Civil

O projeto de autoria do vereador Cláudio Rodrigues foi aprovado no Plenário da Câmara e sancionado pelo prefeito Humberto Souto

Por JERUSIA ARRUDA

O prefeito Humberto Souto sancionou a Lei nº 5.374, que concede Título Declaratório de Utilidade Pública Municipal à Associação de Bombeiro Civil de Montes Claros. O projeto, de autoria do presidente da Câmara Municipal de Montes Claros, vereador Cláudio Rodrigues, foi aprovado por unanimidade na Sessão Ordinária da Câmara da última terça-feira (19).

Cláudio Rodrigues explica que a Declaração de Utilidade Pública vai potencializar o trabalho da associação. “O trabalho do bombeiro civil é importantíssimo para o município, pois contribui para a preservação da vida em todas as suas formas, e é preciso apoiar, incentivar e fortalecer essa iniciativa, que é voluntária”, avalia.

De acordo com o presidente, a concessão de Utilidade Pública possibilita à entidade firmar convênios com o Poder Público e reivindicar, nos órgãos competentes, isenção de contribuições destinadas à seguridade social e pagamento de taxas cobradas por cartórios. “O título também confere credibilidade para que a entidade possa ter acesso a verbas destinadas à continuidade do trabalho social e educativo, desenvolvido em prol do bem comum”, completa.

A Associação de Bombeiro Civil de Montes Claros é uma organização não-governamental, sem fins lucrativos, criada em junho de 2019 com o objetivo de atuar em resposta a grandes desastres, em conformidade com os protocolos nacionais e internacionais, e também como ajuda humanitária para reconstrução de áreas afetadas por desastres, na formação e capacitação técnica de voluntários, e na execução de atividades de bombeiros civil.

O presidente Márcio Alexandre Xavier, destaca que o título da Utilidade Pública vai fortalecer a associação e também a profissão de bombeiro civil. “Montes Claros possui mais de mil bombeiros civis formados, e temos um trabalho voluntário muito forte no município, no combate a incêndios, no apoio a eventos públicos em áreas abertas, e também no apoio ao trabalho dos bombeiros militar. O título de Utilidade Pública vai possibilitar ampliar a proposta da associação, na formação, qualificação e treinamento, com formação de equipes multidisciplinares, fortalecendo ainda mais esse trabalho voluntário”, explica.

Contatos:(38) 3690-5504 | 3690-5506 – ascom@montesclaros.mg.leg.br