Você está aqui: Página Inicial / Sobre a Câmara / Notícias / Câmara aprova 14 requerimentos

Câmara aprova 14 requerimentos

por Selma Gonçalves publicado 05/07/2022 13h15, última modificação 06/07/2022 08h50

Por Selma Gonçalves

A Câmara de vereadores aprovou, na reunião ordinária desta terça-feira (05), 14 requerimentos. Entre eles, o pedido da vereadora Iara Pimentel (PT) que solicitou informações acerca da oferta de primeiros socorros para professores e demais servidores dos Cemeis, escolas municipais e demais unidades de ensino do município. A solicitação foi feita após grave acidente, ocorrido no final de maio, numa creche em Petrópolis (RJ), quando uma criança morreu depois engasgar com um pedaço de maçã.

Pensando também em prevenir esse tipo de acidente com crianças, o parlamentar Eldair Samambaia (PSD) pediu a realização de treinamento de primeiros socorros para os servidores de todas as creches e demais unidades de ensino do município.

Direito do cidadão

O presidente da Casa legislativa Cláudio Rodrigues (Rede) pediu a intervenção da promotoria pública para que proprietários de imóveis na zona urbana e rural de Montes Claros possam ter acesso à numeração, ligação de água, luz e esgoto.

O vereador Cláudio Rodrigues ressaltou que muitos pedidos de ligação de água, luz e esgoto não estão indo a diante, por falta de documentos dos terrenos que são exigidos. O parlamentar lembrou que muitas famílias não têm condições de custear a regularização dos terrenos que possuem há anos.

Infraestrutura

O vereador Reinaldo Barbosa (PRB) cobrou a reforma da escola de Santa Rosa de Limas enquanto que o parlamentar Igor Dias (União Brasil) pediu o asfaltamento das ruas que circundam o Parque Cândido Canela, no bairro Canelas.

Trânsito

Reinaldo Barbosa solicitou a instalação da faixa de pedestre elevada na avenida Amintas Jacques de Moraes, próximo ao número 3531.

Raimundo do INSS (PDT) pediu a instalação de semáforo no cruzamento da rua Tiradentes com a rua Juca Prates. Para o parlamentar, o equipamento poderá evitar acidentes, além de ajudar no fluxo de veículos e pedestres.

Lazer

O vereador Rodrigo Cadeirante (Rede) cobrou a regulamentação da lei Municipal nº 5.289/2020, que estabelece locais apropriados, as chamadas áreas de recreação, para a soltura de pipas. Em julho de 2020 a Câmara aprovou projeto-de-lei que proíbe a soltura de pipas na área urbana do município de Montes Claros. O objetivo é impedir os acidentes com pipas na rede elétrica e ocorrências com o uso de linhas cortantes (cerol e linha chilena), que já provocaram diversas mortes.

Outro requerimento apresentado por Rodrigo Cadeirante foi a criação de espaço destinado à prática de Wheeling, popularmente conhecido como Grau - prática esportiva de manobras com motocicletas e bicicletas.

Odair Ferreira (SD) solicitou a instalação de um bicicletário na Avenida Manoel Magalhães Filho (Avenida das Palmeiras), no bairro Delfino Magalhães.

O Vereador Elair Gomes(MDB) pediu a instalação de um playground na Praça Santo Antônio, na rua São Luís, bairro Santo Antônio.

Inclusão

Vendo a deficiência no atendimento ao deficiente auditivo, Rodrigo Cadeirante alegou que muitas vezes, em uma loja ou instituição, a comunicação fica comprometida por falta de um interpretes de libras. Por isso, solicitou a criação pelo município de um núcleo de interpretes de libras, via internet. A sugestão é que tendo a necessidade de atendimento ao deficiente auditivo, o apoio possa ser dado via chamada de vídeo.

Homenagem

Os parlamentares também aprovaram requerimento do vereador Edmílson Bispo (PSD) para a realização de sessão especial no dia 16 de agosto para homenagear os 20 anos da primeira turma de mulheres do 7º Batalhão de Bombeiros Militar de Minas Gerais.

Apoio à Cultura

Ceci Protetora (PP) cobrou mais apoio para a cultura e solicitou a publicação de Editais de Fomento à Cultura, em conformidade com a lei Municipal n 3.830/2007 – Lei do SISMIC.

Contatos:(38) 3690-5504 | 3690-5506 – ascom@montesclaros.mg.leg.br