Você está aqui: Página Inicial / Sobre a Câmara / Notícias / Bombeiros são vacinados contra Covid-19 em Montes Claros

Bombeiros são vacinados contra Covid-19 em Montes Claros

por Cristine Antonini publicado 06/04/2021 11h20, última modificação 06/04/2021 14h14
Bombeiros são vacinados contra Covid-19 em Montes Claros

71 militares foram imunizados

Por Christine Antonini

No dia 31 de março, o Governo de Minas colocou na lista de prioridades do Plano de Vacinação contra o novo coronavírus, os trabalhadores das Forças de Segurança. Porém as doses para esse público ainda não chegaram em Montes Claros.

Antes desta decisão, o vereador Odair Ferreira (SD) informou que já havia solicitado, junto à Secretaria Municipal de Saúde, a vacinação dos bombeiros que lidam diretamente com pessoas que possuem o vírus da Covid-19.

De acordo com a Associação dos Praças Policiais e Bombeiros Militares de Minas Gerais (Aspra-MG), mais de 7 mil militares testaram positivo para a COVID-19, dos quais 155 morreram em decorrência da doença. Para evitar novas perdas e proteger quem protege a população, o vereador Odair Ferreira (SD) conseguiu a imunização da primeira dose para 71 bombeiros que atuam em Montes Claros.

“Os bombeiros estão na linha de frente no atendimento a pacientes com Covid-19 e ainda não haviam sido imunizados. Estivemos pessoalmente durante a imunização dos 71 profissionais – fomos recebidos pelos militares Major Darlan Moreira Soares e Capitão Dilson Veloso. Quero agradecer a secretária de Saúde, Dulce Pimenta por ter atendido nossa solicitação”, pontua o vereador Odair.

VACINAÇÃO

De acordo com a nota técnica nº297/2021 do Ministério da Saúde ao Governo de Minas, ficou estabelecido que será antecipado o envio de um quantitativo de doses de vacinas de maneira escalonada e proporcional, direcionado exclusivamente para a vacinação dos profissionais das Forças de Segurança, Salvamento e Forças Armadas.

Nesse grupo estão os trabalhadores envolvidos no atendimento e transporte de pacientes, resgates e atendimento pré-hospitalar, ações de vacinação contra covid-19, ações de vigilância das medidas de distanciamento social, com contato direto e constante com o público independentemente da categoria.

Ainda segundo a nota, os militares que não estiverem na linha de frente, terão que esperar o andamento nacional do Plano de Vacinação contra o novo coronavírus.
Em Montes Claros estão sendo vacinados profissionais da saúde e idosos a partir dos 65 anos.

Contatos: (38) 3690-5506 – ascom@montesclaros.mg.leg.br
Facebook: www.facebook.com/camaramoc