Você está aqui: Página Inicial / Sobre a Câmara / Notícias / Autoridades clamam pela duplicação da BR-251

Autoridades clamam pela duplicação da BR-251

por Cristine Antonini publicado 12/05/2022 12h30, última modificação 12/05/2022 13h12

POR CHRISTINE ANTONINI

A Câmara de Montes Claros promoveu audiência pública nesta quinta-feira (12), para buscar ações que possam reduzir o índice de acidentes na BR-251 (Júlio Garcia), conhecida como “rodovia da morte”. A audiência foi de iniciativa do vereador Daniel Dias (PCdoB) que enfatizou a necessidade de intervenções ao longo da BR que é o segundo maior entroncamento do Brasil, ficando atrás apenas de Feira de Santana (BA).

De acordo com o vereador Daniel Dias, a audiência foi uma solicitação de diversos vereadores de cidades que ficam localizadas às margens da rodovia, como Francisco Sá, Grão Mogol e Salinas. “Nossa proposta é fazer um debate de como pode ser evitado esses acidentes: ou por intervenções na via, melhorias no asfalto ou até mesmo a duplicação da rodovia. Outra necessidade é melhorar as entradas para os distritos com acostamentos mais largos, e, em alguns pontos, a implantação deles”, ressaltou o parlamentar.

Ainda segundo Daniel, além dos altos índices de acidentes, as más condições da estrada gera prejuízo material, danificando os veículos, principalmente os transportes de carga. “Estamos falando de vidas e por isso, é responsabilidade de todos nós buscarmos uma solução”, enfatizou.

Dados apresentados pelo Corpo de Bombeiros mostram que entre os anos de 2017 e 2021 foram registrados 556 acidentes na BR-251 (trecho norte-mineiro) – a maioria envolvendo veículos de grande porte. Ainda segundo as estatísticas, em 2021 foi o ano com mais ocorrências, totalizando 250 acidentes.

O Samu Macro Norte aponta que o primeiro semestre de 2022 nem chegou e já é considerado o ano com maior número de acidentes na BR-251. Foram 190 até a data de hoje – uma média de 48 colisões por mês. O socorrista Ubiratam Lopes Correia, responsável pelo Núcleo de Educação Permanente do Samu, salientou as ações do órgão para atender as urgências com mais rapidez e precisão. Para isso, foram instaladas Unidades de Suporte Avançado em Francisco Sá, a fim de chegar mais rápido na rodovia – até julho mais duas unidades desse tipo serão instaladas em Grão Mogol e Salinas.

“Assim conseguiremos atender com mais rapidez todo trecho da BR-251. Outra ação do Samu é treinar equipes dos hospitais que recebem as vítimas, principalmente aquelas com risco de morte. Pela nossa avaliação, se não for possível a duplicação, uma terceira faixa já ajudaria melhorar o tráfego da rodovia”, pontuou Ubiratam.

O diretor da Associação Vereadores Área Mineira da Sudene (Avams) e vereador da Câmara de Francisco Sá, José Messias Pereira, destacou que diariamente os municípios localizados às margens da BR-251 convivem com tragédias na rodovia. Ele enfatizou a necessidade de acostamentos ao longo do trecho. O presidente da Amams e prefeito de Padre Carvalho, José Nilson Bispo, disse que protocolou junto ao presidente Jair Bolsonaro a demanda da duplicação da rodovia em questão.

O prefeito de Salinas, Joaquim Neres Dias (Kinca Dias), destacou que os moradores do município convivem diariamente com as tragédias da região – recentemente o prefeito perdeu um irmão vítima de acidente na BR-251. A preocupação do executivo é com os diversos passageiros que trafegam pelo trecho – cerca de 20 mil veículos diariamente. “Grande parte dos feridos são encaminhados para o hospital municipal de Salinas que é 100% SUS. É necessário mais fiscalização nas vias, onde vários acidentes ocorrem devido os motoristas estarem sob o efeito de álcool e drogas”, finalizou Kincas.

A audiência contou com a participação de vereadores das cidades de Catuti, Francisco Sá, Grão Mogol, Rio Pardo de Minas, Salinas, São Francisco, Juvenília, Josenópolis, Padre Carvalho e Patis.

Contatos:(38) 3690-5504 | 3690-5506 –