Você está aqui: Página Inicial / Sobre a Câmara / Notícias / Audiência pública discute Intervenções na BR-135

Audiência pública discute Intervenções na BR-135

por Selma Gonçalves publicado 20/04/2022 12h58, última modificação 20/04/2022 12h58

Por Selma Gonçalves

A Câmara Municipal de Montes Claros realizou na manhã desta quarta-feira (20) audiência pública para debater as intervenções propostas e a serem realizadas pela concessionária Eco-135, entre os trechos limítrofes das comunidades de Planalto Rural, Borá, Santa Rita, Pentáurea e Lagoinha na BR-135. A proposta foi do vereador Igor Dias (PSL).

Além dos vereadores, participaram do encontro moradores das regiões a serem afetadas, o vice-prefeito e Secretário Municipal de Serviços Urbanos de Montes Claros Guilherme Guimarães, o deputado estadual Arlen Santiago (Avante), os representantes do Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável de Montes Claros, Renato Marcelo Dias Rocha, da Associação Comunitária de Lagoinha Solange Alves Ferreira, os comerciantes e moradores da região de lagoinha e Pentáurea, Armando Geraldo Mendes Maia, o presidente do Clube Campestre Pentáurea Rogério Batista Bicalho.

O Superintendente Eco-135, Marcelo Bevilaqua, o coordenador do DER MG Tibireça Pires Glória e o promotor público Felipe Caires também foram convidados mas não compareceram, ou enviaram representantes.

O proponente da audiência vereador Igor Dias (PSL) destacou que as intervenções propostas pela concessionária, de edificar passarelas e retornos da via nas regiões do Planalto Rural, Borá, Santa Rita, Pentáurea e Lagoinha podem prejudicar a vida dos moradores daquelas localidades e também dos usuários do clube Pentáurea. “Por esse motivo, caberia a empresa, prestadora do serviço, dar explicações para a Câmara e comunidades” ressaltou.

O parlamentar criticou a concessionária que não enviou representante nem mesmo o projeto das obras previstas. Lembrou que boa parte dos alimentos que chega a Montes Claros vem das regiões do Pentáurea e lagoinha e é urgente a necessidade da concessionária Eco-135 apresentar o projeto e discutir com o povo as obras pretendidas e possíveis mudanças.

Igor elogiou a participação dos colegas parlamentares, destacando o trabalho das vereadoras Maria Helena (MDB) e Graça (PSL) que sugeriram a criação de uma comissão para exigir da concessionária uma posição e discussão para evitar prejuízos e transtornos para os moradores das comunidades.

Para o comerciante Armando Geraldo Maia as obras propostas pela Eco-135 pode decretar o fim de vários comércios como farmácias, armazéns, posto de combustível. Armando é dono de uma das churrascarias mais tradicionais do estado (João Maia) tem 20 funcionários que, segundo ele, perderão o emprego com o fechamento do local, se as obras se concretizarem da maneira proposta e enfatizou; “Não queremos impedir o progresso mas sim, discutir sobre esse progresso”, disse Armando.

Armando lembrou que, pelo projeto, as comunidades serão divididas trazendo transtorno também para os usuários do PSF e estudantes que terão que andar pelo menos mais 20 quilômetros para consultas, escola e suas residências. Ele lembrou a necessidade das famílias brigarem pelos seus direitos e suas histórias lembrando o artigo da constituição que “todo poder emana do povo”.

Para o deputado Arlen Santiago, a prioridade deve ser o povo que deve ser ouvido. Informou que seu gabinete já está fazendo pedido oficial para que a Assembleia tenha acesso ao projeto que será encaminhado, por ele, para análise da Câmara e representantes das comunidades. Arlen Santiago também agendará audiência com o secretário de estado de desenvolvimento econômico Fernando Passalio, o presidente da Casa Legislativa, Cláudio Rodrigues e demais vereadores.

O Vice-prefeito Guilherme Guimarães lembrou que a prefeitura está atenta a todo o processo: “O prefeito Humberto Souto, de forma alguma aceita que intervenções, seja da iniciativa privada ou pública, atrapalhe a vida das pessoas. Nesse sentido a prefeitura, que é ordenadora do espaço, ficou preocupada com a proposta de construção dos retornos, das passarelas. Sabemos que toda obra provoca impactos mas tem que promover segurança e garantir que as pessoas tenham condições adequadas de vida. Sabemos do tamanho da região do Planalto, lagoinha, Santa Rita e da importância do Pentáurea Clube, com mais de 60 anos, do restaurante João Maia que é praticamente tombado pela cultura de Montes Claros, reconhecido nacionalmente. Por tudo isso, e sabendo da preocupação do governo do estado com as pessoas, o prefeito já está em contato com o governado”, destacou o vice-prefeito.

Guilherme lembrou que a Eco é uma concessionária fará tudo que o governo do estado determinar. Disse que já foi pedido, pelo Estado, que o DER reveja o que incomoda a população, sobretudo as passarelas e retornos: “Já percorremos o trecho que marcamos pontos que deverão afetados com a duplicação da BR” ressaltou o vice-prefeito que informou que já foram definidos novos retornos de forma a não prejudicar os moradores das comunidades de lagoinha, Planalto e o clube Pentáurea. Disse também que repassará as demandas das outras comunidades como Antônio Olinto e Santa Rita para garantir a segurança das pessoas e destacou” O Desenvolvimento tem que ser integrado e harmônico”, conclui.

___________________________