Você está aqui: Página Inicial / Sobre a Câmara / Notícias / As mulheres no Legislativo de Montes Claros

As mulheres no Legislativo de Montes Claros

por Fernanda publicado 08/03/2021 12h59, última modificação 08/03/2021 12h59

Por: Fernanda Aquino

A participação das mulheres na vida política brasileira começou há 87 anos, quando em maio de 1933, na eleição para a Assembleia Nacional Constituinte, pela primeira vez a mulher brasileira pôde votar e ser votada em âmbito nacional. Sete décadas depois, elas passaram a ser maioria no universo de eleitores do país.

Na Câmara Municipal de Montes Claros a primeira mulher a se eleger vereadora foi a professora Maria Aparecida Bispo, em 1982, como suplente do então vereador Luiz Tadeu Leite, que viria a ser prefeito de Montes Claros. Em 1983, ela se candidatou e foi eleita para o mandato que vigorou até 1988.

Aos poucos, a mulher vem tentando fazer-se igual nos direitos e na participação social, com uma presença significativa no âmbito político. Os números sobre o eleitorado feminino, a cada eleição maiores, mostram uma evolução na participação como cidadãs.

Atualmente o município conta com a representação de quatro mulheres no seu legislativo, as vereadoras, Ceci protetora (PP), Graça da Casa do Motor (PSL), Maria Helena Lopes (MDB) e a Professora Iara Pimentel (PT). Uma importante conquista para a classe, elencada pelas vereadoras é o lançamento da Frente Parlamentar em Defesa dos Direitos da Mulher, uma iniciativa que tem o objetivo de discutir não apenas as mudanças nas leis para promover a defesa dos direitos da mulher, mas também averiguar a efetividade delas.

Esse crescimento do engajamento da mulher na política local se faz essencial não apenas como forma de igualdade na ocupação política na Câmara, mas como possibilidade de dar mais visibilidade à situação das mulheres na sociedade e, à luta pela emancipação dentro de um sistema discriminatório, buscando a promoção de igualdade de gênero e o aprofundamento de questões que ameaçam a dignidade das mulheres, como a violência sexual e doméstica. É uma oportunidade de saída do campo da discriminação.

Contatos: (38) 3690-5506 – ascom@montesclaros.mg.leg.br
Facebook: www.facebook.com/camaramoc